Com o objetivo de evitar falta de proteína animal no mercado e problemas ambientais em função de abates sanitários como ocorreu nos Estados Unidos e, depois, no Rio Grande do Sul, o Ministério da Agricultura, juntamente com os ministérios da Saúde e da Economia, vão editar decreto com protocolos para o controle da Covid-19 em frigoríficos brasileiros.
Segundo o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Francisco Turra, além de normas rígidas de prevenção para integrados, agroindústria e transportadores, será definido um grupo para analisar o fechamento de unidades em caso de ocorrência de Covid-19. Isso para evitar que esses fechamentos sejam decididos por diversos órgãos públicos, como aconteceu no Rio Grande do Sul.
No Brasil, a vida social das pessoas que trabalham em frigorífico também é uma preocupação porque o setor acredita que a contaminação começa na comunidade e é levada para a empresa. Em Santa Catarina, enquanto o problema ocorre em algumas cidades, em outras, que também têm plantas frigoríficas, ainda não há casos de Covid-19