• Post category:Agro

A escolha certa do capim para o tipo de clima, relevo, solo e objetivo da sua fazenda pode promover um salto expressivo no resultado por hectare do pecuarista de gado de corte. Quem falou sobre o assunto ao Giro do Boi desta quinta, dia 24, foi o pesquisador da Embrapa Cerrados Marcelo Ayres Carvalho, mestre em agronomia e PhD pela Universidade da Flórida.

“Esse é o grande diferencial da nossa pecuária. É uma pecuária baseada em pasto, o que nos coloca numa posição privilegiada com relação aos grandes produtores de carne bovina no mundo. Um produto diferenciado, produzido a pasto e com custo também mais reduzido”, apresentou Carvalho.

O pesquisador lembrou que desde os anos 80 a Embrapa desenvolve programas de melhoramento com o objetivo de selecionar cultivares mais produtivas e tem disponibilizado, ao longo anos, gramíneas e leguminosas tropicais de diferentes gêneros, tendo lançado no mercado mais de 20 cultivares para a pecuária nacional que podem ser usadas em diferentes condições, que se desenvolvem melhor ou pior dependendo da ofertas ambientais e sistemas produtivos: intensivos, de cria, para terminação, etc.

O pesquisador valorizou também o pacote tecnológico que contribui para a melhoria do resultado da atividade. “Assim como a nossa agricultura, a nossa pecuária também vem ganhando em produtividade e eficiência. Hoje nós temos um rebanho de quase 214 milhões de cabeças numa área de pastagens de pouco mais de 180 milhões de hectares. […] A nossa taxa de lotação média ganhou um incremento de quase 40%, o que mostra que a atividade vem a cada ano se profissionalizando, os produtores utilizando cada vez mais as técnicas que estão à sua disposição, tanto do ponto de vista da genética animal, quanto do ponto de vista de sanidade e, por fim, a nutrição. Esse grande tripé que é a base da produção pecuária no Brasil. Aqui no Brasil a gente fala muito em biodiversidade e outras coisas, que de fato a gente tem que valorizar, e o grande paradoxo é que gente promoveu o encontro das gramíneas africanas com o nosso bovino indiano para produzir uma das pecuárias mais eficientes do mundo. E uma pecuária baseada a pasto, produzindo o nosso boi verde”, analisou.

Por isso, plantar a cultivar específica para cada tipo de fazenda pode incrementar o faturamento do produtor expressivamente. Os dados nacionais de aumento de produtividade por unidade de área já aponta esta tendência.

Para ajudar os produtores com a tomada de decisão, Carvalho ainda lembrou do lançamento do aplicativo Pasto Certo, que pode ser baixado pelas lojas de aplicativos para smartphones com sistemas Android ou iOS e ainda pode ser consultado pelo site pastocerto.com.

Compartilhar matéria no
Escolher o capim ideal pode aumentar em R$ 400 o resultado por hectare