• Post category:Agro

As entregas de fertilizantes aos agricultores do Brasil foram estimadas nesta quinta-feira em patamar recorde de 36,6 milhões de toneladas em 2020, alta de 1% ante 2019, com o setor de grãos impulsionando as aplicações, estimou a consultoria INTL FCStone.

Contudo, a FCStone reduziu previsão de entregas ao consumidor final do Brasil em 300 mil t na comparação com a estimativa inicial, citando uma situação menos favorável a produtores de algodão e cana, mais impactados que os produtores de grãos pela crise do coronavírus.

A paralisação das atividades não essenciais, adotadas por diversos governos na tentativa de conter a disseminação da Covid-19, pode impactar setores nos quais as cotações permanecem em patamares menos rentáveis.

A FCStone destacou ainda que a taxa de câmbio brasileira atualmente impede que a queda das cotações internacionais do complexo NPK seja repassada completamente para o âmbito doméstico, “chegando a alterar a trajetória dos preços em semanas de desvalorização acentuada da moeda nacional”.

O Brasil importa a maior parte do fertilizante consumido. Em 2019, as importações somaram 29,5 milhões de toneladas, crescimento de 7,3% ante 2018, segundo dados da Associação Nacional para Difusão de Adubos (Anda). O consumo de fertilizantes no Brasil aumentou 2,1% em 2019 ante o ano anterior, segundo a Anda.

Compartilhar matéria no
FCStone vê entrega recorde de  fertilizante no Brasil em 2020