Reportagem e Imagens:
Felipe Ribeiro/Canaltech

A Volkswagen 
finalmente iniciou sua ofensiva elétrica no Brasil com a chegada do Volkswagen ID.4, seu primeiro SUV 100% elétrico e modelo zero emissão mais vendido pela montadora alemã no mundo.

Nós já havíamos passado um bom tempo com o VW ID.4 em uma viagem aos Estados Unidos, mas ainda faltava experimentá-lo no uso cotidiano no Brasil. E a convivência com esse SUV mostra que a Volks sabe como trabalhar produtos focados em um mercado mais premium, porém sem perder sua essência como marca acessível.

O Volkswagen ID.4 é um SUV com cara de crossover, espaço de sedan e dinâmica de… Volkswagen

Os pontos positivos do VW ID.4 são muitos, mas vamos listar aqueles que consideramos os principais para te convencer a realizar uma aquisição pelo Sign & Drive, o serviço de carro por assinatura da Volkswagen.

Qual é o público-alvo do Volkswagen ID.4?

O Volkswagen ID.4 é um SUV com cara de crossover, espaço de sedan e dinâmica de… Volkswagen.

Ou seja, ele consegue manter a excelente ergonomia quando pensamos em dirigibilidade, mas agrega elementos de vários carros para formar um produto perfeito para família, já que tem espaço e segurança de sobra, e muita tecnologia e desempenho. Ou seja: o público-alvo do Volkswagen ID.4 é quem busca um veículo para viagens e status.

Sim, este Volkswagen te fará ter um certo status por diversos fatores, que explicamos em nossa análise e também na lista abaixo.

5 motivos para fazer uma assinatura do Volkswagen ID.4

O Canaltech passou um tempinho com o SUV 100% alemão e vai ter contar os 5 motivos para você fazer uma assinatura do Volkswagen ID.4.

5. Experiência premium

Algo que impressiona no convívio com o Volkswagen ID.4 é como ele consegue passar uma experiência realmente premium mesmo sendo um produto de uma marca tida como generalista. Quem já teve a oportunidade de conhecer modelos como o Passat, Arteon e até mesmo um Touareg sabe que a montadora tem, sim, essa capacidade.

O acabamento é simplesmente impecável e bem pensado, com uma cabine inteligente e que traz você para um ambiente mais futurista, porém sem perder a conhecida sobriedade alemã. Isso sem falar na lista de equipamentos e o fato de ser um carro elétrico de bom porte.

4. Espaço interno

O VW ID.4 é um SUV de porte médio, mas tem jeitão de crossover, já que mistura elementos de outros tipos de carro na sua composição visual. Entretanto, o aproveitamento do espaço interno está além do que imaginávamos se analisarmos somente as medidas do carro. Ele tem 4,58m de comprimento, 1,85m de largura, 1,63m de altura e distância entre-eixos de espantosos 2,77m.

O habitáculo é muito bem aproveitado, já que, mesmo sendo um carro com tração traseira, o assoalho segue plano e tudo na cabine foi meticulosamente pensado para proporcionar bem-estar e conforto. Vale ressaltar que há um belo teto panorâmico e o porta-malas é de excelentes 543 litros.

3. Tecnologia

O Volkswagen ID.4 é muitíssimo bem equipado e já havíamos ressaltado isso em nosso convívio com ele nos EUA, mas, no uso diário, isso fica ainda mais evidente e a todo momento. A começar pela excelente central multimídia, que possui GPS integrado, espelhamento sem fio e funcionamento com o sistema de som Bose de alta fidelidade. Os comandos são bem rápidos e a interface das mais completas e fáceis de serem exploradas.

O SUV, claro, tem o pacote ADAS completo, mas com funcionamento superior a de outros modelos dentro do grupo Volkswagen, incluindo carros da Audi e da Porsche. Há, entretanto, alguns recursos que realmente nos impressionaram.

Um deles foi o sistema IQ.Light presente no ID.4. Ele é uma evolução do que vimos no VW Taos e é formado com uma tecnologia matricial especial, que apaga os LEDs individualmente para não atrapalhar carros vindo na direção oposta ou que estejam à frente.

Além desse item, há o sistema de estacionamento semiautônomo de nível 2, que realmente dispensa nossa participação depois de acionado. A precisão na hora de encontrar vagas é assustadora e o nível das manobras é perfeito.

2. Desempenho e Dirigibilidade

Carros elétricos são divertidos de dirigir e isso é possível graças ao torque imediato, que te cola nos bancos no momento de pisar fundo. E mesmo sem ser um veículo de apelo esportivo, o ID.4 entrega um ótimo powertrain: trata-se de um motor elétrico acoplado no eixo-traseiro e que rende 204cv 31,6 kgf/m de torque. O 0 a 100 km/h, segundo a Volkswagen, é de 8,5s. Lembrando que o SUV pesa 2.047kg.

Além disso, o sistema de suspensão do ID.4 é adaptativo e se adequa às necessidades da via com uso de algoritmos e o modo de condução do próprio motorista. Por isso a Volkswagen não fez o que chamamos de “tropicalização” do carro e entregou exatamente a mesma versão vendida na Europa.

1. Autonomia

O principal motivo para você encarar uma assinatura do VW ID.4 pode parecer óbvio, mas não é. Segundo a Volkswagen, a autonomia no ciclo WLTP é de 520km, algo que coloca o SUV alemão como um dos de maior alcance no Brasil, graças à sua bateria de 77 kWh. Mesmo que esse número seja trazido para uma realidade um pouco mais palpável, na casa dos 450km, é o suficiente para utilizar o carro por uma semana no ciclo urbano sem realizar qualquer recarga.

Parte do medo das pessoas em adquirir um carro elétrico no Brasil está relacionada à autonomia, mas o ID.4 entrega mais do que um carro abastecido 100% com etanol entregaria.

Imagens:
Felipe Ribeiro/Canaltech 

Compartilhar matéria no
5 motivos para assinar o Volkswagen ID.4, o elétrico da marca alemã mais vendido no mundo
Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech