O Gympass, plataforma de bem-estar corporativo que estimula todas as formas de atividades físicas, mentais e emocionais para que as pessoas se sintam bem, traz junto com seu parceiro, Psicologia Viva, 6 dicas de como cuidar da mente, principalmente em momentos sob pressão e cobrança, gerados por diversos fatores, incluindo estresse e altas expectativas por resultados.
Muito se falou neste ano sobre os diversos atletas que tiveram suas performances comprometidas por questões de saúde mental. Assim como eles, qualquer pessoa que seja cobrada por resultados, alto desempenho e performance, é diretamente abalada psicologicamente. Sejam atletas ou não, quadros de doenças clínicas de origem psicológica provenientes de situações como essas são cada vez mais comuns. Atualmente, casos de transtornos como ansiedade, depressão, burnout são comumente falados nas empresas e por RHs. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 72% dos colaboradores apresentam, diariamente, ansiedade no trabalho.
Por esta razão, a discussão em torno do tema vai além. Apesar de muitas normas e comportamentos, seja dentro do esporte ou das empresas, terem mudado de alguns anos para cá, ainda sim, a atenção e o trabalho em torno da pauta devem ser muito explorados. Trata-se de olhar para a psicologia como uma ferramenta de prevenção e não de reação, ensinando elementos essenciais na preparação mental de cada pessoa, dando todo suporte necessário para momentos desafiadores.
O grande desafio está em conseguir realmente lidar com tantas emoções ao mesmo tempo, gerados pelos compromissos, sacrifícios da vida social, rotinas, resultados, redes sociais e por aí vai. Para isso, profissionais adotam técnicas e estratégicas diárias que ajudam a controlar essas cargas de pressão. Dentre elas está o uso da metodologia de mindfulness, ferramenta ideal para ajudar a desenvolver uma melhor compreensão de seus pensamentos e sentimentos, ajudando a evoluir sua capacidade de administrar suas reações.
A saúde mental é definida pela OMS como um estado de bem-estar onde o indivíduo desenvolve suas habilidades pessoais, consegue lidar com os estresses da vida, trabalha de forma produtiva e encontra-se apto a dar sua contribuição para sua comunidade. Assim, quando sentimos que não temos recursos internos para lidar com as pressões da vida, que podem ser de trabalho, relacionamento, financeiras, sociais, etc. experimentamos um desequilíbrio em nossos pensamentos e emoções que podem nos levar a ter reações inadequadas e até prejudiciais a nós mesmos. Saber reconhecer seus limites e a hora de dar um passo atrás, são sinais de autoconhecimento, autocontrole e inteligência emocional, fatores essenciais para uma boa saúde mental, diz Luciene Bandeira, Diretora Responsável Técnica de Psicologia.
Conheça abaixo algumas dicas de como cuidar da mente em momentos sob pressão e cobrança, seja você um atleta ou não.

• Identifique as causas dos problemas para mitigar a possibilidade de sua recorrência no futuro
• Saiba sentir e administrar suas emoções. Em um ambiente de alta pressão, procurar permanecer focado e claro
• Reforce o otimismo realista, baseado na autoconfiança que é gerada com conhecimento adquirido através de treinamento constante, experiência ou prática
• Reconheça o que cabe a nós (e o que não cabe, não carregá-lo como peso adicional)
• Procure situações que nos desafiem, pois são também uma fonte de satisfação pessoal
• Forneça críticas claras e realistas

Compartilhar matéria no
6 dicas de como cuidar da mente sob pressão e cobrança
O grande desafio está em conseguir realmente lidar com tantas emoções ao mesmo tempo, gerados pelos compromissos, sacrifícios da vida social, rotinas, resultados, redes sociais e por aí vai.