Rio de Janeiro, 05 de maio de 2021 – Solidariedade e direitos humanos na luta contra a fome. Este será o tema da live que será promovida pelo Instituto Fome Zero no próximo dia 6 de maio, às 18h, no YouTube . Um dos convidados a participar do bate papo é o presidente do conselho da Ação da Cidadania, Daniel de Souza, que vai contar sobre o trabalho realizado pela ONG em 28 anos de trajetória e o legado de solidariedade deixado pelo fundador e seu pai, Herbert de Souza, o Betinho.
O Instituto reúne diversos especialistas em segurança alimentar com a proposta de apoiar as políticas de combate à fome e de todas as formas de má nutrição. Mediado por José Graziano da Silva, diretor geral do Instituto Fome Zero, a conversa também vai contar com a presença do assessor Frei Betto, representante da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura na América Latina.
“Diante do atual cenário que se agravou com a crise sanitária e econômica causada pela pandemia da COVID-19, aqueles que passavam fome viram a situação piorar, principalmente entre as populações mais vulneráveis. Nossas campanhas têm como objetivo tentar trazer um pouco mais de dignidade para os necessitados e já fazemos esse trabalho há quase 30 anos. Participar deste debate se faz necessário para cobrarmos políticas públicas que façam o Brasil sair de forma definitiva do mapa da fome”, afirma Souza.
Com ações ininterruptas desde o ano passado, o trabalho de solidariedade realizado este ano pela Ação da Cidadania começou em fevereiro, por meio da campanha Brasil Sem Fome. A ONG já ajudou quase 1,5 milhão de famílias no Acre, no Amazonas, no Pará, em Alagoas, na Bahia, no Maranhão, no Rio de Janeiro e em São Paulo. O socorro foi feito com a entrega de mais de 350 mil cestas básicas, o equivalente a 3,5 milhões de quilos de alimentos.
Sobre a Ação da Cidadania
A Ação da Cidadania foi fundada, em 1993, pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica no Brasil e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros que viviam abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 com força total para ajudar milhões de brasileiros que vivem em crítica situação de insegurança alimentar, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.
