
📸 @BrenoEsakiFoto/ Metrópoles
O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), comemorou a decisão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), divulgada nesta segunda-feira (20/10), em autorizar a Petrobras a pesquisar petróleo na Foz do Amazonas.
Uma reivindicação antiga do senador amapaense, Alcolumbre disse, em nota divulgada à imprensa, que o Brasil “tem condições de explorar suas riquezas naturais de forma responsável”. A autorização do Ibama libera a perfuração de um poço exploratório na região da chamada Margem Equatorial.
Trata-se de uma licença para pesquisa e, por isso, não há previsão de produção de petróleo para fins comerciais nesta fase.
“Trata-se de uma conquista que consagra a boa técnica, o diálogo e a responsabilidade, valores que sempre defendi ao longo dessa caminhada. O Brasil tem condições de explorar suas riquezas naturais de forma responsável, com segurança e transparência. A autorização do Ibama reafirma que é possível conciliar crescimento econômico e preservação ambiental, garantindo que os benefícios dessa atividade cheguem às populações locais e fortaleçam a soberania energética nacional”, disse Alcolumbre, em nota.
Além de Alcolumbre, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também pressionava pela liberação do Ibama, chegando a fazer críticas públicas ao órgão ambiental.
FONTE: METRÓPOLES
Fonte: Diário Do Brasil