Por intermédio do afamado distribuidor de vinhos de Proença-a-Nova (Distrito de Castelo Branco), em Portugal, o senhor Romão Cardoso e família, fomos brilhantemente recebidos na vinícola Alves de Sousa, em Santa Marta de Penaguião, na região portuguesa do Douro.
O enólogo Tiago Alves de Sousa, com maestria, conduziu-nos pelas dependências da propriedade, explicando, minuciosamente, toda estrutura desde as vinhas até o produto final. A seguir, de maneira brilhante, na sala de degustações, mostrou-nos seus vinhos.
Em seguida, proporcionou-nos um almoço harmonizado com seus vinhos no restaurante Chaxoila, ‘Casa de pasto desde 1947’, na cidade de Vila Real. Um show!
 
A VINÍCOLA
É no Douro que a família Alves de Sousa produz seus vinhos, segundo uma tradição de cinco gerações. Trabalham unicamente as vinhas da família: Quinta da Gaivosa, Vale da Raposa, Caldas, Estação, Aveleira e Oliveirinha. Desenvolve uma gama completa de vinho do Douro, de grande caráter e qualidade. Faz parte da vinícola familiar um grupo com formação técnica e científica, que atua com muito empenho.

UMA EMPRESA FAMILIAR
Estão nas ‘batutas’ da empresa o produtor Domingos Alves de Souza e o enólogo Tiago Alves de Sousa. Domingos é decano e mentor da nova fase, iniciada a partir do início dos anos 1990, quando a vinícola deixou de ser fornecedora de grandes empresas de vinho do porto e passou a produzir e engarrafar seus próprios vinhos. Domingos foi eleito ‘Produtor do Ano’ em 1999 e em 2006 pela renomada ‘Revista de Vinhos’ portuguesa. É o ‘maestro’!
O enólogo Tiago Alves de Sousa é engenheiro agrícola formado pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). Ele foi distinguido em 2003 com o prêmio da Fundação Engenheiro ‘Antonio de Almeida’ atribuído ao melhor aluno da licenciatura. Tiago é doutor em Viticultura pelo Departamento de Filotecnia e Engenharia Rural da UTAD.
Ele tem várias publicações científicas em Viticultura, além de participações em encontros científicos, aulas, palestras, dentre outros eventos. O enólogo está na direção técnica da vinícola, onde é responsável também por vários mercados de exportação. Completam a equipe a diretora financeira, Patrícia Alves de Sousa, e Andreia e João Alves de Sousa, pelo Marketing e Design.
 
OS RECONHECIMENTOS
A Vinícola Alves de Souza está presente em 28 países, conta com cerca de 300 clientes e é detentora de inúmeras premiações. Dentre elas, podemos citar mais de 140 medalhas em concursos internacionais de vinhos em sete países diferentes, das quais 40 foram de ouro.
A vinícola foi destaque ainda na revista americana ‘Wine Advocate’, por Robert Parker e foi elogiada pelo francês Olivier Poussier (campeão mundial de Someliers em 2000), pelo crítico inglês Jancis Robinson e pelo escritor inglês Hugh Johnson. A Alves de Sousa está entre as cinco empresas que participam do prestigiado ‘Decanter Fine Wine Encounter’ em Londres.
 
 
OS VINHOS DA DEGUSTAÇÃO

* BRANCO DA GAIVOSA GRANDE RESERVA 2015
* ALVES DE SOUZA RESERVA PESSOAL BRANCO 2011
* QUINTA DA GAIVOSA DOURO 2013
* QUINTA DA OLIVEIRINHA VINHA FRANCA 2013
* ALVES DE SOUSA RESERVA PESSOAL 2008
* ABANDONADO 2013
* QUINTA DA OLIVEIRINHA GRANDE RESERVA 2013
* ALVES DE SOUSA PORTO VINTAGE 2013

Todos os vinhos fantásticos! Parabéns à vinícola Alves de Sousa! Os ‘experts’ portugueses Romão Cardoso e Edgar Cardoso destacaram, entre as maravilhas servidas, o tinto ‘Reserva Pessoal 2008’. Espetacular! Ousei, com autorização do enólogo Tiago Alves de Souza, fazer um ‘blend’ dos cinco vinhos tintos ‘tranquilos’, servidos na degustação. Realmente, um ‘blend’ para poucos. Aprendi muito!

Compartilhar matéria no