Há muitas expectativas em relação ao desenvolvimento e à aprendizagem. Na sociedade contemporânea, espera-se que crianças e adolescentes conheçam e reconheçam os símbolos e significados de sua cultura local e universal, entendam a função social das instituições, dominem as línguas e outros instrumentos da comunicação moderna, interpretem e compreendam a vida prática, estabeleçam e mantenham relações socioafetivas, enfrentem conflitos e aprendam a se situar no mundo, como pessoas e como cidadãos.
A Educação entra como um caminho possível para a aprendizagem e para o desenvolvimento dessas habilidades e competências. Tais exigências do mundo moderno impõem ao processo educativo um olhar inovador e inclusivo de questões centrais: quais competências e habilidades necessitam ser aprendidas? Como ensiná-las? Como promover redes de aprendizagem colaborativas e criativas e como avaliar o aprendizado?

No limiar do século XXI e com a revolução tecnológica, as relações foram transformadas. Neste contexto, reconhecer-se como ser humano inserido em um mundo globalizado e valorizar os conhecimentos construídos historicamente sobre o mundo físico, social, cultural e digital para entender e explicar a realidade, tornam-se competências fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.
No Colégio Cristo Rei, esses conhecimentos são construídos a partir da curiosidade de nossos alunos e através de projetos pautados em uma investigação cientifica desde a Educação Infantil ao Ensino Médio. Criamos para isso, o Pró-Ciência, um departamento que orienta professores e alunos no desenvolvimento de pesquisas e os prepara para participação em concursos, simulações e olimpíadas acadêmicas.
A partir do uso de diferentes linguagens, artística, matemática e científica, nossos alunos são desafiados a compartilhar informações, produzir conhecimentos e expressar seus sentimentos de maneira que possam criar sentido e levar à compreensão mútua. Em nosso colégio, além de contar com o material didático de excelência do Anglo, desenvolvemos diversas atividades que favorecem o contato com diferentes linguagens e vivências que levam ao desenvolvimento integral e criativo do aluno: um plano de convivência com projetos voltados para o desenvolvimento lógico-matemático, desenvolvido pela MindLab, nomeado de MenteInovadora; a robótica e o desenvolvimento de novas tecnologias e trabalhos colaborativos; a tutoria como espaço de assembleia em que o aluno apresenta suas demandas e dialoga com o grupo intermediado por um tutor que se fundamenta nas teorias desenvolvidas pela Escola da Inteligência; a orientação vocacional e as visitas a diversas instituições para ampliar o arsenal de possibilidades para uma escolha mais assertiva do curso superior que ingressará no futuro.
Em um mundo globalizado, uma exigência marcante é a necessidade da mobilidade. Para tanto, no Cristo Rei, apresentamos e desenvolvemos uma imersão na língua inglesa capaz de levar nossos alunos à fluência e à capacidade de argumentar com base em fatos, em dados e em informações confiáveis tanto em português como em inglês.  Além disso, oferecemos o período Integral bilíngue com uma imersão ainda maior na língua inglesa. Firmamos uma parceria sólida com a University of Missouri e oferecemos com exclusividade em Marília os programas Middle School e High School que vêm permitindo aos alunos, que assim optarem, continuar seus estudos acadêmicos em universidades no exterior, uma vez que saem com duplo diploma e um currículo que os levam a serem admitidos nas mesmas. 

Fica explícito, desta maneira, um compromisso do Colégio Cristo Rei com uma educação integral. Além de todos esses projetos vanguardistas desenvolvidos em nossos espaços escolares, nos pautamos em valores humanos e cristãos que favorecem que nossos alunos vivam com discernimento e responsabilidade nos diferentes contextos onde estão inseridos, que apliquem o conhecimento construído  para resolver problemas, que tenham autonomia para a tomada de decisões e que aprendam a conviver com as diferenças. Visamos à formação e ao desenvolvimento global do ser humano, indo além de visões reducionistas que privilegiam somente o intelectual, assim, enxergamos a singularidade, a pluralidade e a integralidade de cada um de nossos alunos.
Enfim, o nosso compromisso, ao longo dos 61 anos de nossa história, vem sendo a construção intencional de processos educativos que promovem aprendizagens voltadas aos interesses, às necessidades e às possibilidades de nossos estudantes, bem como dos desafios da sociedade atual. Nos comprometemos assim, a integrar tal tradição às inovações necessárias para que nossos alunos possam ter uma vida autônoma, saudável e feliz.


 
Ir. Elton Lopes é diretor geral do Colégio Cristo Rei

Compartilhar matéria no