Lançamento está marcado para o dia 25 de dezembro; Selton Mello e Matheus Nachtergaele vão reprisar os papéis dos amigos Chicó e João Grilo
Um dos filmes brasileiros mais aguardados de todos os tempos, “O Auto da Compadecida 2” acaba de ganhar uma data de estreia: será no dia 25 de dezembro deste ano.
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (25) pelas redes sociais, em uma postagem conjunta do ator Selton Mello e da produtora Conspiração Filmes.
Como brinca o próprio anúncio, “O Auto da Compadecida 2” será um verdadeiro presente de Natal para nós.
Agora, eu li alguns comentários desse post e tem gente reclamando da data, dizendo que estará viajando…
A explicação para isso passa pelo lado financeiro. Vários filmes lançados recentemente no final de dezembro alcançaram bons desempenhos de bilheteria. É o caso de “Minha mãe é uma peça 3”, que estreou no período e chegou a mais de 11 milhões de espectadores.
É aquela história, o sujeito pode até estar na estrada mesmo, mas tem muita gente que não viaja. Tem muita gente que coloca o cinema como lazer prioritário. E tem muita gente esperando essa sequência.
A expectativa em torno do longa é gigantesca, uma vez que o filme do ano 2000 foi o mais assistido da época, além de ter virado um clássico do cinema nacional.
O “Auto da Compadecida 2” vai se passar 25 anos depois do filme original e mostrará como o tempo mudou a pequena cidade de Taperoá.
Velhos e novos atores
- Selton Mello e Matheus Nachtergaele vão reprisar os papéis dos amigos Chicó e João Grilo.
- A sequência contará ainda com os retornos de Virginia Cavendish, como Rosinha, esposa de Chicó, e de Enrique Diaz, que vestirá novamente o chapéu do cangaceiro Joaquim Brejeiro.
- O elenco da continuação também conta com Eduardo Sterblitch dando vida a Arlindo, um comerciante e radialista poderoso.
- Humberto Martins será o Coronel Ernani; Fabiula Nascimento viverá Clarabela.
- Luis Miranda interpretará Antônio do Amor; Juliano Cazarré será Omar; e Luellem de Castro viverá Iracema.
- Destaque também para Taís Araújo dando vida a Nossa Senhora; ela substituirá Fernanda Montenegro no papel.
- E, só por curiosidade, no primeiro filme, baseado no livro homônimo de Ariano Suassuna, Jesus já era interpretado por um negro, o ator Maurício Gonçalves.
História 100% original
Como acabei de dizer, o primeiro filme foi uma adaptação da obra de Ariano Suassuna.
O segundo filme, por outro lado, será inspirado nela. Ou seja, ele terá trama totalmente original. Suassuna não escreveu uma parte 2 do Auto da Compadecida.
Alguns dos personagens serão os mesmos. O enredo, porém, será inédito.
Os diretores, roteiristas e elenco garantem que isso não será um problema e prometem respeitar o universo lírico criado pelo poeta.
A direção é de Guel Arraes e Flávia Lacerda, com roteiro assinado por Arraes, Adriana Falcão e João Falcão (mesmo trio do filme original).
Por Bob Furuya, editado por Bruno Capozzi