São Paulo, SP – Escolas e instituições de ensino musical têm agora uma nova ferramenta tecnológica à disposição: o aplicativo Aprendendo Música com Realidade Mista (Ritmo do Futuro). O app, que utiliza realidade mista para enriquecer a aprendizagem musical, está disponível gratuitamente para esses estabelecimentos. Para solicitar o uso, basta acessar a plataforma Ritmo do Futuro.

Ritmo do Futuro foi aprovado no ProAC (Programa de Incentivo à Cultura) 38/2021 e é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas. A produção é da produtora SOUL, com desenvolvimento tecnológico da Ragertha.

O aplicativo oferece uma experiência imersiva de aprendizagem musical, com opções de estudo de piano e violão, utilizando o Óculus Quest 2 para integrar realidade virtual e aumentada.

Metodologia Inovadora

O Ritmo do Futuro visa revolucionar o ensino e a aprendizagem musical com o uso de realidade mista. Os estudantes são guiados por indicadores virtuais que aparecem sobre os instrumentos físicos, em atividades gamificadas. Essa abordagem torna o aprendizado mais intuitivo e divertido, estimulando o interesse e o potencial dos alunos.

O app inclui um sistema dinâmico de aprendizagem de partituras, com painéis virtuais que exibem partituras em tempo real durante as aulas. Além disso, o modo “editor de partituras” permite aos usuários aprender a ler e escrever partituras, bem como adicionar novas melodias para prática, ampliando as possibilidades de atividades dentro do aplicativo.

Parceria e Disponibilidade

Como parte do projeto, o Ritmo do Futuro está sendo disponibilizado gratuitamente para escolas de música e projetos culturais nas cidades da região de Lins e Marília.

Interessados em utilizar esta ferramenta inovadora no ensino musical devem se inscrever na plataforma para que os colaboradores possam entrar em contato Ritmo do Futuro.

Compartilhar matéria no
APP permite ensino de musica com tecnologia