São Paulo, SP – Escolas e instituições de ensino musical têm agora uma nova ferramenta tecnológica à disposição: o aplicativo Aprendendo Música com Realidade Mista (Ritmo do Futuro). O app, que utiliza realidade mista para enriquecer a aprendizagem musical, está disponível gratuitamente para esses estabelecimentos. Para solicitar o uso, basta acessar a plataforma Ritmo do Futuro.
Ritmo do Futuro foi aprovado no ProAC (Programa de Incentivo à Cultura) 38/2021 e é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, realizada pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústrias Criativas. A produção é da produtora SOUL, com desenvolvimento tecnológico da Ragertha.
O aplicativo oferece uma experiência imersiva de aprendizagem musical, com opções de estudo de piano e violão, utilizando o Óculus Quest 2 para integrar realidade virtual e aumentada.
Metodologia Inovadora
O Ritmo do Futuro visa revolucionar o ensino e a aprendizagem musical com o uso de realidade mista. Os estudantes são guiados por indicadores virtuais que aparecem sobre os instrumentos físicos, em atividades gamificadas. Essa abordagem torna o aprendizado mais intuitivo e divertido, estimulando o interesse e o potencial dos alunos.
O app inclui um sistema dinâmico de aprendizagem de partituras, com painéis virtuais que exibem partituras em tempo real durante as aulas. Além disso, o modo “editor de partituras” permite aos usuários aprender a ler e escrever partituras, bem como adicionar novas melodias para prática, ampliando as possibilidades de atividades dentro do aplicativo.
Parceria e Disponibilidade
Como parte do projeto, o Ritmo do Futuro está sendo disponibilizado gratuitamente para escolas de música e projetos culturais nas cidades da região de Lins e Marília.
Interessados em utilizar esta ferramenta inovadora no ensino musical devem se inscrever na plataforma para que os colaboradores possam entrar em contato Ritmo do Futuro.