“Teacher, today nós vamos na swimming class?”. Assim o aluno Otávio se dirige à professora durante uma aula da turma do Período Integral III do Colégio Cristo Rei. Ele mistura palavras em português e inglês com naturalidade e demonstra que seu vocabulário na língua estrangeira está cada vez maior.
Aos 8 anos, a ideia não é que ele tenha uma comunicação plena no novo idioma, mas sim que as palavras fluam espontaneamente durante a sua fala. Dessa forma, Otávio está construindo o bilinguismo, ou seja, a capacidade de se comunicar em dois idiomas com a mesma fluência.
Midiam Conrado Golino, coordenadora do Programa Cristo Rei Internacional e especialista em bilinguismo, esclarece que, nos primeiros anos de vida, o aprendizado da segunda língua possui características peculiares.
“A melhora do raciocínio, o desenvolvimento da criatividade e a interação entre as crianças são facilmente percebidas nos momentos em que são utilizados dois idiomas. As crianças não fazem diferença quanto à dificuldade em aprender línguas totalmente diferentes. Um ambiente estimulante e lúdico, mesmo que num idioma ao qual não estejam familiarizadas, propicia a comunicação e a busca por interação”.
 
COTIDIANO BILÍNGUE
Os alunos do Infantil I ao 5º ano, matriculados no Período Integral do Colégio Cristo Rei, vivenciam o cotidiano escolar alternando a programação em português e em inglês. “Não estamos falando de aulas de idiomas. O que acontece é que todas as atividades, sejam elas cognitivas, esportivas, culturais, do contraturno, se dão de maneira bilíngue. Além disso, durante os dias nos quais a programação acontece em inglês, até os momentos de alimentação, higiene e lazer são vivenciados no idioma estrangeiro”, afirma Midiam.
Após a programação curricular normal do período da manhã, no período da tarde, as turmas contam com duas professoras, uma para as atividades em português e outras para as atividades em inglês. Porém, todas as propostas se dão de maneira complementar, com unidade entre projetos, atividades e conteúdos trabalhados.
 
VIVÊNCIA INTEGRAL
A professora Luciane A. Ishikawa, responsável pela programação em inglês do Integral IV e V, afirma que para as crianças as vivências do Integral bilíngue mesclam diversão e aprendizados. “O inglês é utilizado como uma ferramenta para o ensino e para a aprendizagem do aluno. Durante o dia a dia são desenvolvidas atividades que envolvem a criatividade, a resolução de problemas, atividades com a mão na massa, todas permeadas pela comunicação na língua inglesa. Dessa maneira, os alunos se envolvem e ficam sujeitos ao ouvir, receber instruções e interagir em inglês com as professoras e amigos, passando a utilizar o segundo idioma para que a comunicação ocorra de forma natural e espontânea. Instigados pela curiosidade em compreender o que é falado pelas professoras, os alunos criam estratégias e se adaptam rapidamente a essa nova rotina, sendo uma construção diária. Os alunos trazem falas em inglês espontaneamente, mesclando inglês e português desde atividades rotineiras como o nosso calendário, almoço, escovação, lanche e roda, quanto em atividades que envolvam projetos, centros de aprendizagem e brincadeiras”.
 
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO
Sem nenhuma comunicação na língua materna por parte da professora, as atividades em inglês são repletas de representações lúdicas, desenhos, objetos e diversão. Mais do que a linguagem, o novo idioma beneficia a cognição dos pequenos estudantes. Competências como concentração e criatividade melhoram significativamente com a vivência sistemática do novo idioma.
A professora Gi Tardim, responsável pela programação em português das turmas do Período Integral II e III, diz que os benefícios cognitivos e sociais dessa organização em dois idiomas são evidentes. “As crianças se envolvem bastante nas propostas e isso melhora a capacidade que elas têm de aprender. É perceptível também a cooperação e o entrosamento do grupo, o que pode ser entendido com um reflexo das atividades na língua inglesa, nas quais os estudantes estão sempre ajudando os colegas da turma. Noto que as crianças se mostram confiantes, participativas e curiosas, interessadas no mundo de possibilidades a ser explorado”.
 

 
 
 
Entre as vivências que fazem parte do Integral Bilíngue estão:
 
Contação de histórias/ Storytelling
Por meio de uma perspectiva lúdica, que estimula a imaginação durante a contação de histórias, a criança desenvolve a acuidade auditiva, percepção visual, conhece novas palavras e, principalmente, inicia o gosto pela leitura.
 
Culinária/ Kitchen activities
Na cozinha experimental, o aluno relaciona diversos aprendizados ao preparo de alimentos. Além disso, as atividades de culinária ampliam o vocabulário e estimulam a alimentação saudável.
 
Musicalização/ Music Classes
A atividade envolvendo a música desenvolve a percepção sensorial, rítmica e melódica das crianças. O contato dos alunos com ritmos e sons incentiva a fala, amplia o vocabulário e trabalha a concentração.
 
Centros de aprendizagem/ Centers
Ao percorrer as diversas estações, que incluem massinha, jogos, desenhos, leituras, etc, os alunos trabalham múltiplas habilidades, além de exercitarem a autonomia, pois são eles mesmos que se organizam e escolhem os centros preferidos, alternando-os para garantir a variedade de vivências.


 
 
 
 
 

Compartilhar matéria no