Centenas de clientes da Caixa Econômica Federal, principalmente idosos, estão sendo vítimas de golpes por criminosos. Isso tanto em Marília, quanto na região e outras cidades. O mais impressionante é que eles conseguem transferir para suas contas valores superiores a R$ 60 mil reais, em pleno feriado, como aconteceu anteontem com o cliente M.R., que não quis se identificar por receio de possíveis retaliações.
Os criminosos procuram suas vítimas principalmente por aquelas que possuem linhas fixas residenciais de telefone. Subentende-se que são pessoas mais idosas. Aí telefonam para o cliente em nome do banco falando até o nome e alguns dados desses clientes, dizem que foi feito débito de determinado valor, geralmente R$ 2.100,00, como outras testemunhas falaram à reportagem da Revista D Marília I News sobre a mesma importância.
Daí pedem para a pessoa ligar em outro número de telefone que o caso será resolvido. Assustados, os idosos ou parentes próximos telefonam para o número citado, é atendido como se fosse por um funcionário do banco, quando este “funcionário” pede os dados do cartão e a senha na parte de traz bem como a senha do banco. A vítima, preocupada, passa as informações.
Até aí tudo bem. A questão é saber como a Caixa Econômica Federal permite que sejam feitas transferências até mesmo superiores a R$ 60 mil reais, como aconteceu com uma das vítimas, em pleno feriado de carnaval, quando o banco estava fechado e nem para clientes é permitido fazer a transferência ou pagamento nesses dias quando não funciona o sistema.
Outra questão é o valor alto transferido. Como cliente normal você tem um valor determinado de movimentação para pagamentos e transferência ou mesmo saque. Fora esse limite, que geralmente com os idosos não passa dos R$ 10 mil, é necessário falar com seu gerente e justificar a necessidade para alteração do valor.
Mesmo em caixas eletrônicos, nos finais de semana, o valor de saque, transferência e pagamento é reduzido, justamente por medidas de segurança. A menos que você altere com o gerente e aumente esse valor.
E o que realmente impressiona é que criminosos não precisam de nada disso. Conseguem livremente movimentar altos valores em seus golpes. Mas como isso é possível? E o próprio banco deveria ter medidas de segurança, uma vez que ele é o responsável pelo dinheiro guardado junto a ele por seus clientes, principalmente nesses casos de anormalidade de conduta. Ainda mais que a instituição financeira sabe o comportamento de anos de seu cliente, o histórico dele.
Esse tipo de golpe, e até mais sofisticados, também são aplicados, inclusive em outras instituições financeiras que não protegem o dinheiro de seus clientes com normas de segurança avançada. Por causa da Receita Federal inclusive, hoje se você for pessoalmente sacar uma importância de R$ 10 mil, por exemplo, mesmo que esteja pessoalmente no caixa com seu cartão e senha, o funcionário do banco pede que você dê uma justificativa para a transação.
Quanto ao golpe citado acima, feito ou tentado diariamente em Marília, a recomendação é que alerte a pessoa mais velha e nem você mesmo atenda telefonema do banco ou passe informações.
A reportagem da Revista D Marília I News sabe de vários casos de tentativas como essa e algumas com sucesso. Por isso, é recomendável que desligue imediatamente o telefone quando alguém ligar dizendo que é do seu banco. Medida esta que muitas instituições não orientam seus correntistas, sobretudo sabendo que está ocorrendo uma onda de golpes na cidade e pelo país afora.

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Atenção: clientes da Caixa Federal são vítimas de golpes absurdos