Criada em 2018, por três colegas que se conheceram nos Estados Unidos enquanto cursavam a universidade, a Cuidas é uma healthtech que tem como principal modelo de negócios o atendimento focado na Atenção Primária à Saúde. A metodologia de cuidados possui um olhar multidisciplinar e integralizado, para entender as necessidades e ações necessárias para cada indivíduo.
“Estávamos trabalhando em outro projeto juntos quando tivemos a ideia de trabalhar em uma solução focada em saúde. Nós já conhecíamos o sistema público e seus entraves, mas queríamos ir além. Depois de muitos estudos e pesquisas, percebemos que, através de um cuidado com a saúde e atenção contínua, é possível reduzir consideravelmente a procura por serviços emergenciais e, na outra ponta, ajudar as empresas a reduzir custos também”, destaca a cofundadora e COO da Cuidas, Deborah Alves.
E os esforços deram resultados. Segundo um levantamento feito pela Cuidas junto às empresas parceiras, o atendimento feito pela healthtech alcançou a marca de 95% de resolutividade nos atendimentos, o que poupa uma ida ao PS ou uma abstenção nas empresas. Com a solução, um de seus clientes, reduziu em 43% o custo com consultas eletivas em consultório ou ambulatório, entre os anos de 2019 e 2020.
O atendimento de Atenção Primária à Saúde, além de ser referência em países como Austrália, Canadá e Reino Unido, é também o que conhecemos aqui no Brasil como “porta de entrada” do Sistema Único de Saúde, o SUS. Segundo o CEO e cofundador da Cuidas, João Henrique Vogel, a healthtech tem como principal objetivo reduzir os custos e desperdícios do sistema de saúde, tanto público como privado.
“Quando estávamos estruturando nosso modelo de negócios, tivemos acessos a pesquisas que mostram que o tema de saúde é um dos que mais preocupam os brasileiros, mas é também o tema que recebia menos atenção dos entrevistados. Aqui no Brasil, a saúde suplementar (planos de saúde) é cara e acessada por apenas 14% da população, enquanto o sistema público, é sobrecarregado e muitas vezes sucateado. Foi pensando nisso que criamos uma solução para atender nossos usuários de maneira rápida e eficiente”, pontua o empreendedor.
Após um ano e meio de pandemia, e com os atendimentos via telemedicina como carro chefe da healthtech, a Cuidas tem investido também no atendimento psicológico para os colaboradores das empresas. “Percebemos um aumento nas demandas neste sentido e, por isso, passamos a investir na contratação de profissionais para integrar o time”, afirma Vogel.
Sobre a Cuidas:
Fundada em 2018, a Cuidas é uma healthtech que trabalha com soluções de atenção primária para empresas, focando na saúde e não na doença/sintomas dos usuários. A Cuidas trabalha para mudar os hábitos de seus usuários, onde assim podem ter mais qualidade de vida e, também, redução de desperdícios com outros recursos do sistema de saúde. Através da telemedicina, ou do atendimento dentro das próprias empresas, a Cuidas olha para a saúde de seus usuários de maneira longitudinal e integral. Em 2020, a empresa recebeu um aporte de R﹩ 17 milhões em sua segunda rodada de investimento, liderada pelos fundos Kaszek Ventures e Península Participações, de Abílio Diniz. Para saber mais, acesse: https://cuidas.com.br/