Estamos nesse mundo para cumprir uma bela missão que se concretiza a todo instante e, para tanto, faz-se necessário conhecer-se, cada vez mais, para obter expressivo resultado na caminhada rumo à evolução. Na busca do que é essencial, vital, importante descobre-se a razão de ser e torna possível entender-se, aceitar-se, amar-se e doar-se ao outro. 
O processo do autoencontro favorece que cada indivíduo, se desejar, consiga identificar suas fraquezas, seus defeitos, bem como suas qualidades, virtudes, e a capacidade de ressignificar-se. Possibilita, ainda, que cada pessoa decida promover as mudanças que julgar necessárias e tome iniciativa – aja, aja, aja -, para, gradativamente, concretizá-las.
Quanto mais a pessoa se descobre, mais se torna corajosa e transparente para se expor, ser autêntica, frágil, falar sobre o que sente, fazer, errar, acertar, oportunizar-se, deixar cair as máscaras, derrubar muros, construir pontes, amar-se, amar o outro, os outros, incondicionalmente.
E, quanto mais se permitir abrir o coração e desnudar a alma, mais o indivíduo se descobre e mais possibilidades têm de conhecer-se. Essa conquista leva ao infinito, vez que o Criador nos presenteou com potencial ilimitado, para inovarmos, rompermos nossos limites, superarmo-nos, irmos além, a cada dia, sempre.
Ora, estou com você desde que nasci e agora me pergunto: Quem é essa pessoa com quem acordo, convivo e durmo com ela? Como é? Como age, reage ou fica indiferente diante das várias situações? É uma pessoa agressiva, moderada, conciliadora, encrenqueira, assertiva, alegre, triste, vitoriosa, vítima, perdedora, determinada, persistente, impaciente, realizadora, feliz?
Sim, sou eu!
Tenho conseguido assumir o papel de protagonista do filme da minha história de vida, ou atuado como coadjuvante, figurante? O importante é ter certeza que eu posso, mereço, sou competente, empreendo com competência e agradeço pelos feitos extraordinários realizados a todo momento.
A prática de conhecer-se possibilita que a pessoa aprimore cada vez mais o controle sobre suas emoções, bem como o fortalecimento de sua autoestima e a valorização da própria vida.
Como você aprende a conhecer-se, tem condições de entender melhor o outro como indivíduo, aceitar os diferentes e as diferenças, respeitando-as e valorizando cada indivíduo pelo que é, como é.
Autoconhecimento é uma estratégia de evolução do ser. É como se fosse um mergulho nas profundezas do mar do seu Eu Superior e a cada momento traz à tona uma nova ostra. Você a abre e encontra a pérola que foi sendo produzida como autodefesa ao longo de anos. Aceite-a e converse com ela para entendê-la. A partir daí, avalie e decida como utilizá-la. Continue mergulhando, repita o ciclo para expandir e aprofundar o conhecimento de si mesmo.
O grande segredo do processo é perceber e sentir tudo como aprendizado, não perdendo tempo com julgamentos, mas focado em conhecer-se o que é, como é e direcionado para encontrar, continuamente, respostas à pergunta: o que devo fazer para qualificar a minha vida hoje com o propósito de ser e viver melhor amanhã?
 
João Paulino Quartarola é administrador de empresa, especialista em
psicanálise clínica e personal coach. O e-mail é jpquartarola@terra.com.br.

Compartilhar matéria no