Os dias mais frios estão chegando e os questionamentos são comuns: É preciso dar banho e tosar os pets no inverno? Mas e o frio?
A verdade é que ambos os cuidados são necessários em qualquer período do ano, não sendo necessário nem recomendado suspendê-los. A seguir, confira algumas dicas para manter a higiene do seu animalzinho para o período mais frio do ano:
FREQUÊNCIA E TEMPERATURA: No inverno os banhos podem ser mais espaçados, com frequência quinzenal, por exemplo. “Se o banho for feito em casa, é muito importante que o proprietário tenha atenção à temperatura da água, que não pode ser muito fria e nem muito quente, pois pode gerar seborreia”, afirma a médica veterinária Renada Bedore.
SECAGEM: É preciso secar completamente os pelos do pelo do animal. “A temperatura do secador também deve ser morna e controlada, para não lesionar a pele”.
AMBIENTE: O banho precisa ser realizado em ambiente fechado, para o conforto e proteção à saúde do animal, evitando que ele seja exposto à friagem excessiva – o que favorece quedas de imunidade.
OLHOS, OUVIDOS E PARTES ÍNTIMAS: Atenção também com o excesso de água no ouvido, que pode gerar otites. “Para garantir a correta higiene dos ouvidos há diversos produtos específicos no pet shop”. Os olhos devem ser higienizados mesmo que o proprietário dispense os banhos. “A secreção ocular pode manchar permanentemente os pelos do animal”. As partes íntimas também devem ser higienizadas, mesmo que o animal não seja submetido a banhos no período, especialmente se esse animalzinho frequenta o interior da casa, subindo em sofás e camas.
ESCOVAÇÃO: Quando a opção é por não tosar, a profissional destaca que a escovação deverá ser feita diariamente, para evitar que o pelo fique emaranhado. “A escovação diária é uma aliada na higiene do animal, especialmente no período mais frio, pois auxilia a remover os pelos mortos e a pele descamada”.
ROUPINHAS: No caso de uso de roupinhas, há também outro cuidado essencial. “O recomendado é que, se há preferência pelo uso de roupinhas, seja feita uma tosa para evitar os nós na pelagem. Quando o atrito da roupa com o pelo cria nós, muitas vezes não é possível desfazê-los e é preciso fazer uma tosa para removê-los”, alerta a profissional. “E em algumas raças, como o chow chow e o spitz alemão, a tosa muito baixa pode ser até mesmo causar alopecia (queda permanente de pelos)”, completa. Caso prefira não realizar a tosa, é preciso remover a roupinha e escovar os pelos diariamente. Não se esqueça de fazer a higiene das roupinhas com frequência, pois acumulam fungos e bactérias.
CAMAS E COBERTORES: Assim como as roupinhas, camas e cobertas podem acumular micro-organismos nocivos para a saúde. Não esqueça de realizar a higienização, de preferência semanalmente.
SAIBA MAIS
A médica veterinária Renata Borghetti Bedore (CRMV 10.070) atende na Clínica Veterinária Planeta Animal, na Rua Sorocaba, 91. Entre em contato pelos telefones (14) 3433-5656 ou (14) 3432-5018.