Referência em inovação e talento, o objetivo do TED Talks é compartilhar ideias e conceitos com palestras curtas, focadas e alinhadas com histórias de cunho pessoal. O formato ajuda a criar vínculos e engajar a audiência. Três elementos são essenciais para ser um palestrante do TED: compartilhar boas ideias, se preparar para falar em público e transmitir o conteúdo com autenticidade.
O Arena de Ideias de ontem trouxe duas feras para falar sobre o tema: a curadora e organizadora do TEDxSãoPaulo e diretora Clubes TED-Ed Brasil, Elena Crescia, e a conselheira da AMPRO, TEDx speaker e mentora da Rede Mulher Empreendedora, Dilma Souza Campos.
“Não estamos à procura para contratar o próximo apresentador de TV, queremos uma ideia a ser compartilhada e espalhada. Assim começa nosso trabalho de preparação. O principal é ter uma boa ideia para compartilhar e preparo. As últimas 24 horas são importantes. Tem que dormir bem, beber água, respirar fundo ante de subir no palco”, afirmou Elena.
Além de compartilhar uma ideia que merece ser conhecida, a curadora do TEDx São Paulo reforça que a escolha e edição do conteúdo são fundamentais para disseminar a ideia em poucos minutos e engajar o público. “Para cada mensagem encontramos a melhor forma. Não tem uma única sequência. Uma dica é não começar se apresentando e já chegar falando do que veio falar. A última frase geralmente faz parte da mensagem. Essas são as dicas de estrutura. Não tem receita, mas dá para brincar”.
Com a bagagem de ser uma TEDx speaker, Dilma afirmou que é gratificante contar a sua história e compartilhar suas experiências profissionais em uma comunidade de tamanho prestígio. “Nunca achei que fosse chegar a fazer um
TED. Como mulher preta, é bom ver como venci todo racismo estrutural, e quando você compartilha isso tem um poder transformador”.
Segundo ela, a preparação é fundamental para superar o frio na barriga e as ‘borboletas no estômago’, especialmente no início da palestra. “É preciso parar um minuto antes, respirar fundo e falar ‘agora vai’. Não dá para entrar em nenhum lugar para falar sem se preparar antes. Nos primeiros minutos você está se reconhecendo naquele espaço. Mas depois vai dominando o ambiente e conseguindo de fato compartilhar aquilo que se propôs”.
Para a sócia-diretora da In Press Oficina, Patrícia Marins, disseminar ideias com propósito e transparência é essencial para o sucesso de um TED speaker. “A comunicação verdadeira e autêntica das nossas histórias de vida tem um poder transformador, a partir do momento em que você está aberta para compartilhar. Quando tem autenticidade, muda muito”.
Os impactos da pandemia nas palestras TED
A pandemia transformou o formato das palestras TED. Se antes eram presenciais e contavam com grande produção, há mais de um ano os eventos passaram a ser online. Elena explica que a mudança impacta diretamente no alcance e no comportamento dos palestrantes. Afinal, falar para milhares de pessoas ao vivo é diferente de transmitir a ideia por meio do vídeo. “Tem pessoas que se sentem muito à vontade na frente da câmera, mas que morrem de medo de pessoas físicas, ou o contrário. Estamos com saudade de nos encontrar pessoalmente. Mas, ao mesmo tempo, aumentou muito a quantidade de palestras que conseguimos fazer, porque o custo de organizar e gravar o vídeo é menor que o presencial. E as pessoas estão com necessidade de receber conteúdos com qualidade”.
Para Dilma, a experiência no online é completamente diferente do presencial, embora a mensagem seja a mesma. “Quando não tem público, é preciso entender que você está falando para uma câmera e tem que falar nos olhos das pessoas através dela. Tivemos que desenvolver isso na pandemia. A mensagem é a mesma, mas a forma de entrega tem uma diferença”. Seja qual for o formato, Patrícia destaca que a essência se mantém: impactar e engajar o público. “O poder de adequar sua mensagem a multicanais é uma tendência que se potencializou. Os TED speakers são pessoas que transformam pelo poder da comunicação. Ele passa a ser um líder comunicador”.