Em meio à recuperação gradual do turismo internacional, os mercados de visitantes tradicionais estão mostrando sinais promissores de ressurgimento. Apesar das restrições de viagem em curso, dos tempos de espera de visto prolongados e dos desafios econômicos, os viajantes internacionais estão gradualmente retomando suas viagens em todo o mundo, como mostra a recente apresentação do Estado do Turismo e da Indústria de Viagens realizada pelo The Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB). O relatório mostrou que Miami experimentou mais um ano de crescimento de viagens sem precedentes, refletindo o fascínio da região como um dos principais destinos turísticos, especialmente para os brasileiros. Com um retorno impressionante, totalizando 286 mil visitantes em 2022, os brasileiros garantiram a segunda posição entre os principais mercados internacionais de pernoite, demonstrando sua determinação em superar barreiras e explorar novos destinos.
 

Embora o turismo doméstico tenha alimentado o setor no ano passado, agora há um ressurgimento notável dos mercados internacionais, com os canadenses liderando o caminho e retornando em números comparáveis aos níveis pré-pandemia. Além disso, o regresso do Reino Unido e da Espanha, ausentes em 2021, tem sido notável, com ambos os países a ocuparem o quinto e o sexto lugares, respetivamente, na lista dos principais mercados internacionais overnight. Os mercados latino-americanos também continuaram a prosperar e, em 2022, a Colômbia manteve sua posição como o principal mercado internacional de pernoites, solidificando ainda mais seu apelo como um destino turístico procurado. Com um aumento notável de 13% na visitação internacional em comparação com o ano anterior, essas tendências indicam uma perspectiva positiva para a indústria do turismo.
 

Cumulativamente, os visitantes internacionais comprometeram 25% do mercado de pernoites, com 4,7 milhões de visitantes, contribuindo para 29% dos gastos turísticos. Em particular, a América Latina manteve seu status como um importante mercado de origem. A Colômbia foi o principal mercado internacional de pernoites pelo segundo ano consecutivo, contabilizando 432.000 visitantes.
 

De acordo com a organização oficial de marketing de destinos do condado de Miami-Dade, as estatísticas abaixo confirmaram o que se esperava ser uma temporada de sucesso em 2022:

  • A Grande Miami e Miami Beach receberam mais de 26,5 milhões de visitantes em 2022.
  • Esse aumento do número de viajantes chegou ao bolso e gerou níveis mais altos de gastos – mais de US$ 20,8 bilhões – marcando um aumento de 8% em relação a 2021.
  • Mais hóspedes de hotéis representaram as 17,1 milhões de dormidas de quartos de hotel vendidas em 2022, representando um aumento de 12,7% face a 2021.

“Acreditamos fortemente que esses resultados de 2022 podem ser atribuídos à linha de estrelas, atrações, comodidades, restaurantes, acomodações e ao trabalho incansável de parceiros do setor”, disse David Whitaker, presidente e CEO do GMCVB. “Mas os números por si só não contam toda a história do que significa o sucesso sustentado nesta indústria. O turismo alimenta o crescimento do emprego e a vitalidade econômica, resultando em benefícios de qualidade de vida por causa dos impostos sobre visitantes que apoiam tudo, desde artes e cultura até saúde e transporte.”
 


A recuperação do setor que começou em 2021 se estendeu para 2022 com reservas de quartos sustentadas em níveis recordes. Na vanguarda das viagens, o Aeroporto Internacional de Miami (MIA) atendeu mais de 50,6 milhões de viajantes e deu as boas-vindas a novas companhias aéreas, incluindo Southwest Airlines, JetBlue e Spirit Airlines. Apesar dos desafios impostos pelas restrições de viagens internacionais e tempos de espera prolongados de visto, a Grande Miami e Miami Beach experimentaram um ressurgimento de seus mercados internacionais tradicionais. A recuperação do mercado internacional de visitantes noturnos destacou uma taxa de crescimento constante de 2,7% em 2022.
 

O mercado de cruzeiros fez um retorno triunfal com um aumento no volume de hóspedes que começou no verão, recuperando-se para os níveis de 2019.
 

O foco do GMCVB para 2023 inclui expandir as ofertas e melhorar a experiência do visitante e, ao mesmo tempo, entregar campanhas de marketing e marca como “Find Your Miami”, um esforço promocional que mostra a riqueza cultural dos bairros de Miami e experiências em todo o condado. Entre outros destaques da apresentação, o GMCVB se concentrou no pipeline de talentos, especificamente apoiando o desenvolvimento de carreira por meio de sua Iniciativa de Hospitalidade Negra e recentemente arrecadou mais de US$ 200.000 para apoiar bolsas de estudo. A organização também está tomando medidas para ampliar seu compromisso com a sustentabilidade e a inclusão.

Para mais informações, acesse o link.

 

Sobre a Convenção da Grande Miami & Visitors Bureau

O Greater Miami Convention & Visitors Bureau (GMCVB) é uma organização independente de vendas e marketing sem fins lucrativos cuja missão é atrair visitantes para a Grande Miami e Miami Beach para lazer, negócios, reuniões e convenções. Para mais informações, acesse o link ou ligue para 305-539-3000. Mantenha-se conectado com o GMCVB nos seguindo em nossos canais de comunicação corporativa e assuntos externos nas mídias sociais.

Compartilhar matéria no
Brasileiros são vice-campeões em pernoites em Miami em 2022, com 286 mil visitantes