A poluição é um mal silencioso, que pode acabar causando danos diários aos cabelos de quem reside em grandes centros urbanos, uma vez que o ar poluído contém toxinas que sensibilizam e danificam a fibra capilar. Segundo Gleyce Correa, gestora de produto e desenvolvimento da Aneethun, esse agente externo pode deixar os fios opacos e quebradiços, provocando irritação, coceira e excesso de oleosidade no couro cabeludo. “Quando as partículas de sujeira suspensas no ar entram em contato com o couro cabeludo e toda extensão dos fios, elas estimulam a inflamação e obstrução dos folículos capilares, resultando em ressecamento, opacidade e até queda de cabelo”, explica.
Para impedir que os resíduos presentes no ar se acumulem e para proteger as madeixas, a Aneethun, marca especialista em produtos de alto padrão direcionados para o segmento profissional de beleza e home care, elencou dicas importantes para incluir na rotina.

ROTINA DE HIGIENIZAÇÃO
É ideal aderir a prática de higienizar os fios com a frequência adequada para cada tipo de cabelo, já que esse ritual de cuidados auxilia na proteção das madeixas contra agentes externos prejudiciais, como a poluição. “O grande segredo é lavar o cabelo adequadamente, sempre com água em temperatura morna, e seguir o passo a passo com a linha completa de produtos específicos”, destaca a gestora de PeD.

ADICIONAR O LEAVE-IN NA ROTINA DE CUIDADOS
O leave-in é um produto desenvolvido para ser aplicado depois de lavar e tratar os fios. Segundo Gleyce, é importante não enxaguar o cabelo depois de espalhar o produto pela extensão capilar. “A formulação do creme de pentear ou sérum ajuda a criar uma película de proteção entre os fios e a poluição, portanto, é indispensável não retirar o produto após aplicação. O passo a passo é simples: utilizar com o cabelo ainda úmido e finalizar utilizando um pente ou escova”, ensina.

UTILIZAR PRODUTOS ESPECÍFICOS DE AÇÃO ANTIPOLUIÇÃO
Para cuidar e proteger os fios do contato diário com as impurezas do ar, a melhor opção é utilizar produtos que promovem ação antipoluição, além de desobstruir os poros e eliminar os resíduos. “Essas linhas capilares devem estimular a microcirculação periférica, desintoxicar o couro cabeludo e combater a oleosidade excessiva, causados pelo contato do cabelo com a poluição. A formulação para o tratamento deve oferecer ativos como chá verde, gengibre e minerais para higienizar profundamente e equilibrar a oleosidade, formando um escudo protetor nas madeixas”, destaca da gestora da Aneethun.

Compartilhar matéria no
Cabelo e poluição: entenda  como proteger os fios