Em reabertura simbólica da Casa da Agricultura de Marília, realizada no último dia 19/06, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Itamar Borges, destacou a importância do espaço para atendimento ao produtor. “A CDRS/Cati e a Defesa nunca deixaram de atender o produtor, mas o setor nos solicitou abertura das Casas de Agricultura sempre que possível e cumprindo todos os protocolos de segurança, para atender principalmente os pequenos”, afirmou Borges, acompanhado do secretário-executivo, Francisco Matturro, e do deputado estadual, Vinicius Camarinha..
Recepcionados pelo coordenador da CDRS/Cati, Alexandre Manzoni Grassi, e pelo diretor do EDR de Marília, Rodrigo Lemes, Borges conheceu a estrutura que conta com escritório da CDRS/Cati, Defesa Agropecuária APTA Regional, Itesp, Cetesb e Coordenadoria de Fiscalização e Biodiversidade (CFB-SIMA).
“O que nós esperamos das nossas unidades é que elas continuem realizando o trabalho que muda a vida dos produtores”, explicou Matturro. Bianco e Lemes também reforçaram sobre a importância do retorno das Casas de Agricultura, sempre seguindo os protocolos estabelecidos no Plano São Paulo.
“O que a gente pede é injetar apoio nas Casas de Agricultura. Temos gente qualificada aqui e precisamos impulsionar com mais recursos. Precisamos sempre apoiar o agro e os pequenos produtores”, discursou o deputado estadual Vinicius Camarinha.
A Regional é formada por 13 municípios com grande importância econômica no Estado, especialmente na agricultura, com produção de café, pecuária de corte e de leite, amendoim, mandioca, laranja e eucalipto. A região também tem forte atuação da indústria alimentícia, que absorve produtos do agro.
Participaram da visita o prefeito de Florínea, Paulo Eduardo Pinto; prefeito Ocauçu, Dito; chefe de Gabinete da Prefeitura de Florínea, Eliseu Malaquias; secretário de Agricultura de Florínea, Alexandre Granado; presidente da Câmara de Vereadores de Marília, Marcos Rezende; representante regional da Agroesp, Cláudio Funai; engenheiro agrônomo da Fundação Etesp, Fábio Souza; pesquisadora da APTA Regional de Marília, Adriana Novais Martins; presidente da Cooperativa Sul Brasil, Silvio Harada.

Pesquisa
A Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento de Marília da APTA Regional também recebeu a visita do secretário de Agricultura e Abastecimento DO Estado de São Paulo, Itamar Borges, do secretário-executivo, Francisco Matturro e do Dep. Estadual, Vinicius Camarinha.
Recepcionados pela pesquisadora e chefe da Unidade, Adriana Novais Martins, Borges conheceu três laboratórios da unidade, que desenvolve pesquisa em fruticultura tropical, café, socioeconômica e pescado.
Adriana contou que a Unidade deve contribuir com a entrega de cinco novas tecnologias na área de fruticultura tropical, com maracujá e pitaya.

Compartilhar matéria no
Casa da Agricultura de Marília reabre seguindo os protocolos de segurança