O Centro de Educação Ambiental de Marília, que fica no Bosque Municipal, realizou a entrega de dez quilos de sementes de espécies variadas à Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, recebidas através de doações voluntárias, em resposta à campanha iniciada com o propósito de recolher variedades das spécies existentes no município.
O “Projeto Semeando o Futuro” objetiva arrecadar sementes de espécies variadas para salvaguardar o banco genético das árvores nativas e atrair à avifauna regional, além de atender à demanda local em plantios rurais e urbanos.
Wilson Hakamada, coordenador do projeto, explica a ação e destaca a importância do envolvimento popular.
“Neste projeto visamos preservar o banco genético das espécies nativas característica da nossa flora regional. Quando reflorestamos as áreas com a vegetação de mata atlântica semidecidual, à qual fazemos parte, atraímos os animais ao habitat natural, colaborando, também, na preservação da fauna regional, mantendo em equilíbrio todo o ecossistema envolvido. E tudo se inicia neste projeto, através do recolhimento de sementes, que se tornarão mudas a serem plantadas em áreas públicas por toda cidade. Envolvemos a população na ação, onde os moradores passam a conhecer as espécies existentes em suas casas, e aprendem sobre a importância destas árvores para o nosso meio ambiente. Desta forma, propagamos à educação ambiental de forma prática, através de ação que resultará em benefícios ao meio ambiente, e consequentemente, à saúde da população”, afirmou o coordenador do projeto.
Aproximadamente 10 quilos de sementes de espécies variadas, dentre elas, ipê roxo, palmeiras Jerivá e sabão de soldado, foram doados pela munícipe Maria José Corredato da Silva, além de mudas de árvores exóticas, como o Flamboyant amarelo e vermelho, que serão desenvolvidas no viveiro público municipal, e contribuirão para o reflorestamento de áreas verdes, preservação de nascentes e embelezamento da cidade, conforme a espécie e característica do local a receber o plantio.
O “Projeto Semeando o Futuro” recebe doações no Bosque Municipal, no Centro de Educação Ambiental, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h, e das 13h às 17h. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3454-3400.