*Por Ademilson Ramos

Uma equipe de pesquisadores da UC Berkeley encontrou uma maneira de fazer com que um robô imite uma atividade que ele vê em uma tela de vídeo apenas uma vez. Em um artigo a equipe descreve a abordagem que eles usaram e como ela funciona.
Os robôs que aprendem a fazer as coisas simplesmente observando um humano realizar uma ação uma única vez seriam capazes de aprender novas ações muito mais rapidamente do que é possível agora. Os cientistas têm trabalhado arduamente para descobrir como fazer isso acontecer, e parece que agora deu certo.
Historicamente, porém, os robôs foram programados para executar ações como pegar um objeto por meio de um código que define explicitamente o que precisa ser feito e como. É assim que a maioria dos robôs que fazem coisas como montar carros em uma fábrica. Mas, já imaginou ele aprender qualquer coisa apenas observando? Seria o mais próximo de como nós, seres humanos aprendemos coisas novas.
Esses robôs ainda precisam passar por um processo de treinamento pelo qual são conduzidos por meio de procedimentos várias vezes até que sejam capazes de realizá-los sem cometer erros. Mais recentemente, os robôs foram programados para aprender puramente através da observação – da mesma forma que os humanos e outros animais fazem. Mas tal aprendizado normalmente requer milhares de observações. Neste novo esforço, os pesquisadores descrevem uma técnica que eles desenvolveram que permite que um robô realize uma ação desejada observando um ser humano fazer isso uma única vez.
Para conseguir isso, os pesquisadores combinaram o aprendizado de imitação com um algoritmo de meta-learning. O Meta-learning, explica os pesquisadores, é um processo pelo qual um robô aprende, incorporando a experiência anterior.
Se um robô ver um vídeo de um humano colhendo uma fruta, por exemplo, e colocando ela em um copo, tigela ou outro objeto, ele poderá obter uma “sensação” de um objetivo. E com isso, ele “aprende” o que fazer ao observar outros comportamentos similares. Assim, quando vê um vídeo de uma pessoa pegando uma ameixa e colocando ela em uma tigela, ele reconhece o comportamento e é capaz de traduzi-lo em um comportamento semelhante, o qual ele pode realizar.
Ademilson Ramos é engenheiro e fundador do site http://www.engenhariae.com.br.

Compartilhar matéria no
Cientistas desenvolvem robô capaz de imitar qualquer atividade depois de observar ela uma única vez