Visando estimular as vendas no varejo em geral, este ano a Associação Comercial e Industrial de Marília está reforçando a campanha promocional neste mês de Setembro, com a celebração do Dia do Cliente, comemorado anualmente sempre no dia 15 de Setembro, enquanto que no dia 15 de Março o varejo comemora o Dia do Consumidor. Mas qual a diferença entre “Consumidor e Cliente”, para haver a celebração? De acordo com o superintendente da associação comercial mariliense, José Augusto Gomes, tanto faz um dia como o outro, o importante é mostrar “aos clientes consumidores”, que as lojas estão preparadas para bem recebe-los. “Cliente é aquele que frequenta a loja regularmente, enquanto que consumidor compra por necessidade”, comparou o dirigente com mais de 40 anos dedicados a associação comercial. “Ambos são importantes para o lojista”, enfatizou.
Instituída em 2003 no Rio Grande do Sul, o Dia do Cliente foi criado para homenagear os clientes e estreitar as relações entre o comércios e os consumidores, além de promover mais vendas no mês de Setembro, considerado fraco de apelo comercial, tendo recentemente instituído a “Semana do Brasil”, que pretende criar o mesmo clima, dentro da “Semana da Pátria”, existente com a “Black Friday”. “Como forma de retribuir a gratidão aos clientes, muitos comerciantes começaram a promover sorteios, brindes, descontos ou promoções, fidelizando ainda mais a clientela”, comentou José Augusto Gomes que é favorável a celebração do Dia do Cliente que ajuda, de alguma maneira, a atrair consumidores para as lojas em geral. “Nossa campanha este ano tem um tom mais de agradecimento à aqueles que acreditam em nossas lojas, principalmente depois de um período complicado como foi com a Pandemia”, falou José Augusto Gomes.
O consumidor, que pode ser uma empresa ou uma pessoa, está à procura de um produto ou serviço. Conforme definido no artigo 2º da Lei 8.078, de 11 de Setembro de 1990, dentro do Código de Defesa do Consumidor, segundo o dirigente mariliense, para o consumidor em geral o mais importante é que o produto ou serviço seja rápido, de fácil acesso e com o menor preço. “Tecnicamente existe diferença, mas ambos são importantes para o varejo, e devemos sempre trata-los da melhor maneira possível, afinal, um consumidor pode se transformar num cliente”, comparou José Augusto Gomes ao mostrar preocupação quando um cliente passa a ser visto como consumidor. “É possível haver cumplicidade entre comprador e vendedor”, ensinou ao sugerir aos lojistas em geral, que passem a enxergar as pessoas que entram na loja sempre como clientes. “Do ponto de vista empresarial o acolhimento é fundamental para se ter consumidores que se transformem em clientes”, disse.
Dos 12 meses no ano os meses de Janeiro e Fevereiro são os mais complicados em termos de tema promocional, por causa da “ressaca” nas vendas do Natal, e ainda o advento do Carnaval, por causa dos feriados. “Em Março começamos com as liquidações e o Dia do Consumidor; Abril temos o aniversário da cidade; Maio com o Dia das Mães; Junho é celebrado o Dia dos Namorado; Julho é tido como mês de férias escolares e festas julinas; Agosto com o Dia dos Pais; Setembro com a Semana da Pátria e Dia do Cliente; Outubro existe o Dia das Crianças; Novembro com a “Black Friday” e Dezembro com o fabuloso Natal”, enumerou o dirigente da associação comercial ao lembrar que um dos objetivos da entidade é promover o varejo em geral. “Por isso criamos datas especiais como tema de campanhas mensais”, explicou.

José Augusto Gomes, com mais de 40 anos na associação comercial, explica as diferenças entre as celebrações no varejo