O mel e o própolis sempre fizeram parte da vida dos brasileiros, principalmente por seus inúmeros benefícios à saúde e na prevenção de doenças. Esses alimentos contêm propriedades antivirais, capazes de estimular a imunidade, dar proteção ao organismo contra infecções e ter ação anti-inflamatória, antioxidante, antibacteriana e digestiva.
Com a chegada da pandemia do covid-19, as pessoas passaram a se preocupar ainda mais em fortalecer o sistema imunológico como forma de evitar gripes e resfriados. De acordo com a Femap (Federação Mineira de Apicultura), houve um aumento de 30% na venda de extratos de própolis e derivados do mel no Brasil em 2020. Esse índice é reflexo da busca por opções seguras e saudáveis para manter a saúde e bem-estar durante o surto contagioso por coronavírus no país. A Superbom, marca pioneira na produção de alimentos saudáveis, por sua vez, observou um crescimento de 45% nas vendas de mel durante a pandemia.
Estudos realizados por pesquisadores da Universidade de Oxford relacionam o consumo de mel e derivados com o alívio de sintomas de infecções do trato respiratório. A pesquisa concluiu que o alimento potencializa a recuperação de inflamações na garganta e protege contra irritações na mucosa. Outro estudo que comprovou os benefícios do produto foi realizado pela BuAli Research Institute, associada a Universidade de Mashhad, no Irã, que conclui que a frutose presente no mel tem efeito imunopotencializador, responsável por atuar no organismo contra vírus e bactérias.
Além disso, na busca por alternativas eficientes para a proteção do organismo contra doenças, principalmente a Covid, o extrato de própolis se mostrou bastante promissor. Segundo a revista científica Biomedicine & Pharmacoterapy, os pacientes que receberam tratamento com própolis verde tiveram redução em 50% no tempo de hospitalização, além de diminuir os danos renais causados pela doença.
Cyntia Maureen, nutricionista da Superbom, afirma que o consumo de própolis e mel potencializa a imunidade e pode ser um aliado na prevenção de enfermidades, mas ressalta que a procedência e qualidade do produto influencia nas quantidades nutricionais e vitamínicas. “É imprescindível ter um alimento de qualidade, fabricado com procedimentos que prezam pela excelência ao consumidor, desde sua produção até a destinação final. Nós, da Superbom, temos esse trabalho e cuidado em todas as etapas. O mel Superbom recentemente conquistou o selo Superior Taste Award, concedido pela International Taste Institute, que avalia e assegura o mais alto padrão dos alimentos. Dessa forma a marca se propõe a disponibilizar itens que não somente serão consumidos e apreciados, mas também que contribuem para assegurar mais saúde à população”, declara.

Sobre a Superbom
A Superbom é uma empresa alimentícia, que trabalha com uma linha de produtos saudáveis, que abrange sucos, geleias, salsichas, proteínas, pratos prontos, entre outros. Fundada em 1925, a Superbom comercializa os seus produtos em mais de 25 mil pontos de vendas em todo país. Em função disso, é considerada uma das principais empresas do ramo de alimentos para veganos e vegetarianos do Brasil. A empresa iniciou as suas atividades com a produção de suco de uva, no interior de uma antiga casa pertencente ao Colégio Adventista Brasileiro (CAB), que posteriormente ficou conhecido como Instituto Adventista de Ensino e, hoje, abriga o Centro Universitário Adventista de São Paulo (Unasp-SP). Durante toda a sua história, a empresa atua diretamente ligada à Igreja Adventista do Sétimo Dia. Atualmente, a companhia conta com 250 colaboradores, entre a sede e as duas plantas da indústria (localizadas em São Paulo, capital, e em Lebon Régis, Santa Catarina).

Compartilhar matéria no
Covid-19: própolis e mel podem potencializar sistema imunológico
O mel e o própolis sempre fizeram parte da vida dos brasileiros, principalmente por seus inúmeros benefícios à saúde e na prevenção de doenças.