Marília voltou a registrar aumento na taxa de ocupação de leitos da UTI (Unidade de Terapia Intensiva) por conta da covid-19. Nesta segunda-feira (30), o índice ficou em 55,71%.
Os dados foram divulgados em um balanço da Secretaria Municipal de Saúde, comandada pelo secretário municipal Cássio Luiz Pinto Júnior. Os dados também contabilizam pacientes da região, atendidos pelo Hospital das Clínicas.
Dos 70 leitos de UTI disponíveis, a cidade contabilizou 39 pessoas internadas nesta segunda-feira, sendo 28 vagas atendidas pelo SUS e 11 particulares.
No Hospital Beneficente da Unimar (HBU), dos 26 leitos intensivos existentes, 22 estavam ocupados – a taxa de ocupação da unidade está em 84%.
Em relação à Santa Casa de Marília, que tem 18 leitos disponíveis, havia 12 internações na UTI – a ocupação do hospital chegou a 66%.
De acordo com a Secretaria da Saúde, as duas instituições – HBU e Santa Casa – são as primeiras referências de internação para quem mora em Marília.
No Hospital das Clínicas de Marília (HC), que também recebe pacientes da região, existem 26 leitos na UTI para o enfrentamento da pandemia. Nesta segunda-feira (30), cinco vagas para pacientes com covid estavam ocupadas, o que corresponde a 19% do total das vagas de UTI.
Não acabou
Preocupado com o aumento da transmissão do vírus e a maior ocupação dos leitos de UTI, o secretário municipal da Saúde, Cássio Luiz Pinto Júnior, reforçou que é preciso continuar seguindo todas as medidas de saúde, como o distanciamento social e uso de máscaras.
“Nós estamos com dificuldade para que a população entenda que a covid-19 não acabou. Mais da metade dos leitos destinados para UTI estão ocupados. No momento, ainda estamos confortáveis, porém a elevação do número de casos e internações é preocupante”, explicou.
Desde o início da pandemia, os fiscais da Vigilância Sanitária já vistoriaram 1,7 mil estabelecimentos, entre bares, restaurantes e outros pontos comerciais. Ao todo, foram aplicadas 200 autuações.
“Vamos intensificar a fiscalização nas próximas semanas para punir quem está transgredindo a lei, tendo como foco combater aglomerações, verificar o cumprimento de horários e da atividade comercial. Precisamos do apoio da população e da responsabilidade dos proprietários”, concluiu.
Reunião
O governador João Doria (PSDB) confirmou uma videoconferência nesta terça-feira (1) com o prefeito Daniel Alonso (PSDB) e outros 62 prefeitos de cidades do Estado.
Foram selecionadas autoridades políticas de municípios que apresentaram maiores taxas de aumento de internação e de ocupação de leitos por pacientes contaminados pelo coronavírus. O encontro tem objetivo de discutir medidas adicionais e conjuntas de controle da pandemia.
Óbitos
A Secretaria Municipal da Saúde confirmou, na manhã desta segunda-feira (30), mais três mortes por covid-19, chegando a 87 óbitos em decorrência da doença em Marília. Os três pacientes que morreram são homens com idades entre 79 e 85 anos, com doenças crônicas associadas.
Marília tem, até agora, 5.677 casos confirmados de covid e outros 5.490 casos curados. Atualmente existem 100 casos em transmissão. São 56 pacientes internados, sendo 26 com a confirmação da covid e outros 30 com suspeitas da doença. Ao todo, 22.229 casos já foram descartados e 1.890 casos suspeitos aguardam resultados de exames.