A Prefeitura de Marília, através do Daem (Departamento de Água e Esgoto de Marília), está substituindo uma rede de esgoto na zona leste de Marília.
O motivo era a volta dos rejeitos para algumas casas no bairro Jardim Alvorada, especificamente no fim da rua Roberto Símonsen, ao lado da Emei (Escola Municipal de Educação Infantil) Saci Pererê. O problema se arrastava por mais de 20 anos e prejudicava moradores do local.
De acordo com técnicos do Daem, as redes que até então eram de 150 mm (6 polegadas), agora serão substituídas por uma nova tubulação de 250 mm (10 polegadas) com maior capacidade de receber os rejeitos. Os trabalhos se concentraram no final da rua Roberto Símonsen, passaram por dentro da Emei e seguem até o final da rua Tiete, interligando a tubulação com outra rede do bairro.
O próximo passo da obra será realizado pela Secretaria de Obras da Prefeitura de Marília, quando será resolvido o problema das galerias pluviais que, apesar de existirem, elas não suportam o alto volume de águas que desde pela rua Roberto Símonsen. Na próxima semana esse trabalho específico deve ter início.
“Todas às vezes que passávamos por essa região havia essa reclamação. Nós fizemos os estudos e agora conseguimos realizar essa importante obra. Moradores da região sofriam muito com a volta do esgoto para dentro de suas casas”, disse Marcelo de Macedo, presidente do Daem.
“Esse é mais um resultado da nossa eficiência frente ao Daem. Como na Prefeitura, nós arrumamos a casa e agora estamos fazendo os investimentos e resolvendo problemas como este. São tabus que outras administrações não conseguiram resolver”, relatou Daniel Alonso, prefeito de Marilia.