por Janaina Fontinelle

Os dentes do siso ou terceiros molares são os últimos dentes da boca, mas nem todo mundo tem ou terá esse dente. Esses dentes são conhecidos também como dentes do “juízo”, pois geralmente irrompem em torno dos 18 anos.
Os dentes do siso podem romper totalmente, parcialmente ou até permanecerem inclusos. Algumas pessoas podem ter esses dentes sem que os mesmos causem algum problema, mas outras podem ter algum desconforto.
A indicação para extração desses dentes ocorre quando os mesmos não conseguem romper corretamente causando algumas complicações como: inflamação ao redor do dente devido ao acúmulo de placa, podendo ocasionar dor e até um abcesso; além disso, pode prejudicar o dente vizinho, podendo ocorrer uma cárie, reabsorção do dente, atrapalhar o rompimento ou até causar a perda do segundo molar. Mesmo quando o dente erupciona completamente pode ter indicação de exodontia caso retenha alimento ou dificulte a higienização.
Exames de imagem são primordiais para avaliar a necessidade da extração dos terceiros molares e o raio x panorâmico é um dos exames mais utilizados. Em alguns casos há a necessidade da utilização da tomografia, pois o dentista precisa ter uma visão precisa dos dentes do siso em relação com as estruturas adjacentes relevantes.
É importante lembrar que só o profissional capacitado está apto a avaliar a necessidade de extração do terceiro molar ou a permanência do dente, ou seja, nem todo mundo tem a necessidade de extração desses dentes!

Janaina Fontinelle (CRO 77668) – Reabilitação Oral e Estética, Prótese Dentária, Implantodontia, Ortodontia, Endodontia, Cirurgia e Odontopediatria.
O consultório fica na Rua Coronel José Brás, 783, Alto Cafezal. Telefones (14) 996768-4848, (14) 3221-4848.
Facebook e Instagram: @fontinelleodontologia.
E-mail: dra.janainafontinelle@outlook.com