O Distrito 4510 do Rotary International, na região centro-oeste do interior do Estado de São Paulo, conta desde o mês passado, com o primeiro E-Club na região, com associados nas cidades de: Paraguaçu Paulista, Marília, Presidente Prudente, Quatá, Rancharia, Bauru, Cândido Mota e Pederneiras, denominado de: Rotary Club do Distrito 4510 Conecta. “Um diferencial desta modalidade de clube é que os associados podem ser de qualquer parte do planeta”, disse animado o médico, Nestor Silveira do Amarilho, Governador do Distrito 4510 do Rotary International, associado ao Rotary Club de Assis do Vale. “São 20 novos associados com apenas três deles que não faziam parte de nossa organização”, falou o dirigente rotário regional ao destacar a origem do programa Rotaract dos demais novos rotarianos.
Uma das característica de um clube formado pelo modelo E-Club é de que as reuniões são predominantemente virtuais. “Geralmente é um clube formado por pessoas com dificuldades de estarem nas reuniões presenciais, ou que preferem participar apenas de reuniões virtuais”, explicou o coordenador distrital do Desenvolvimento do Rotary, o jornalista Márcio Cavalca Medeiros, associado ao Rotary Club de Marília-Pioneiro, ao parabenizar os jovens que formaram este novo clube que começa com 20 novos rotarianos. “Existem oito modelos de clubes, sendo o E-Club um deles, como forma de atrair mais pessoas para a nossa organização”, falou o dirigente rotário regional ao citar os clubes tradicionais, o clube satélite, o clube passaporte, o clube corporativo, o clube baseado em causa, o clube baseado nos participantes de programas rotários e o próprio Rotaract Club, e o E-Club, como os modelos existentes para expansão do Rotary.
Outro detalhe destacado pelo Governador do Distrito 4510 do Rotary International é a diversificação nas profissões envolvidas. Este novo clube, o Rotary Club do Distrito 4510 Conecta, conta com profissionais nas áreas de: Ciências Sociais, Direito, Odontologia, Gestão, Engenharia Ambiental, Jornalismo, Pedagogia, Designer, Psicologia, Arquitetura, Medicina Veterinária e Engenharia de Produção. “São mais profissionais que passarão a oferecer esses conhecimentos para serem utilizados nos nossos programas”, celebrou Nestor Silveira do Amarilho que teve a oportunidade de promover a criação de um clube satélite (Rotary Club Satélite de Assis do Vale), um clube tradicional (Rotary Club de Garça-Aliança) e um E-Club (Rotary Club do Distrito 4510 Conecta). “São oportunidades em atrair pessoas diferentes para que venham fazer parte de nossa organização”, falou o dirigente entusiasmado ao verificar a lista dos associados fundadores: Camila Azevedo de Mello Rossi, Camila Rodrigues da Silva, Carolina Mendes Bonilha, Carolina Dias, Caroline Yuko Maruki, Christopher Anthony Menoni, Erica Aparecida Fernandes da Mota, Gabriela Doninho Rosa, Gabriela Alias Rios, Juliana Ferreira Zocca, Keyse Teles Oliveira, Leonardo Coletti, Leticia Gargantini Miranda, Manoela Fernanda Murari Altoe, Otília Andressa Dal Evedove Pinto, Talitha Costa Moya, Thiago Henrique de Almeida Bispo, Victor Teófilo da Costa, Vinícius Gonçalves da Silva, Willian Da Silva Cardoso.
Com a criação do novo clube o Distrito 4510 do Rotary International passa a contar com 70 clubes rotários distribuídos em 38 cidades do interior paulista. Com os 20 novos rotarianos a região passa a contar com aproximadamente 1,5 mil rotarianos em ação. “São seis homens e 14 mulheres, ajudando elevar o número de rotarianas envolvidas, que chega a 22% do nosso quadro associativo”, apontou Márcio Cavalca Medeiros ao lembrar de que na gestão passada foram criados um novo clube tradicional e um satélite. “A tendência é de que para a próxima gestão tenhamos mais dois clubes tradicionais e um satélite que estão em desenvolvimento inicial”, falou o coordenador distrital.

Compartilhar matéria no
Distrito passa a contar com o primeiro E-Club