Kindle Scribe é o primeiro e-reader da Amazon a ter suporte para anotações em livros digitais. Com uma tela e-ink que suporta o uso de caneta digital ou stylus, ele é uma ótima opção para quem quer um dispositivo não só para ler, como também para escrever. Então, sim! Você pode usar uma caneta para escrever neste Kindle, mas somente os modelos de canetas compatíveis vendidos pela Amazon.

Mas qual é o funcionamento prático deste dispositivo? Ele suporta o uso de qualquer caneta ou só modelos específicos? O que sua caneta original permite fazer? Eu testei bastante o Kindle Scribe nas últimas semanas e, agora, esclareço algumas dúvidas sobre o uso da caneta no leitor. Vale lembrar que só pudemos testar o aparelho da Amazon devido à nossa parceria com a USCloser, que nos enviou o produto direto dos EUA.

Para importar produtos dos Estados Unidos que você não encontra por aqui, basta criar uma conta na USCloser. Você faz suas compras nos sites gringos normalmente, e a USCloser recebe por você lá nos EUA mesmo, em uma espécie de “caixa postal americana” criada exclusivamente para você. Depois, a USCloser encaminha os produtos para sua casa aqui no Brasil. É seguro, prático e rápido. Siga nosso tutorial para se cadastrar e comprar nos EUA economizando muito.

O Kindle Scribe só funciona com a caneta original?

O Kindle Scribe é comercializado nos Estados Unidos com duas opções de canetas, a mais básica, que permite fazer as anotações e tem um botão extra que pode ser configurado no Kindle, e a caneta Pro, que além de escrever e ter o botão extra, ainda tem uma borracha dedicada.

Caneta original do Kindle Scribe oferece mais conforto para um uso prolongado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Caneta original do Kindle Scribe oferece mais conforto para um uso prolongado (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Os dois modelos vendidos com o Kindle podem ser usados normalmente, mas a tela e-ink do dispositivo também pode reconhecer outras canetas. Aqui, usei uma do Galaxy S22 Ultra e foi reconhecida normalmente, apesar de não oferecer o mesmo conforto da caneta original, que é maior e ergonomicamente melhor para escrever por mais tempo.

Dá para usar a caneta do Kindle Scribe em outros Kindles?

Não, a tela do Kindle Scribe tem uma tecnologia própria que permite não só o toque comum, como tem a compatibilidade com canetas digitais. Dessa forma, outros modelos de Kindles, como o normal, Paperwhite ou Oasis, não podem ser usados com a caneta, mesmo que seja só para selecionar trechos dos textos.

O que a caneta do Kindle Scribe pode fazer?

Tanto a versão básica quanto a versão Pro da caneta do Kindle Scribe pode ser usada para fazer anotações em livros ou escrever em cadernos no e-reader. Além disso, o botão pode ser customizável para usar outro tipo de escrita — como marcador de texto, lápis ou caneta — e também pode ser um atalho para a borracha.

O modelo Pro tem a vantagem de já ter uma borracha na outra extremidade, então essa tecla pode ser usada para uma função extra.

Caneta do Kindle Scribe permite fazer anotações em livros ou escrever em cadernos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)
Caneta do Kindle Scribe permite fazer anotações em livros ou escrever em cadernos (Imagem: Ivo Meneghel Jr/Canaltech)

Diferente de tablets e alguns smartphones, no entanto, a caneta do Kindle não tem funções mais elaboradas, como navegação por gestos ou acesso a atalhos de configurações — ela serve apenas para escrever e apagar no dispositivo.

É importante frisar, também, que ela não possui uma bateria interna, então não é necessário carregá-la ou mantê-la sempre presa ao Kindle. Basta pegar e usar. A única necessidade extra é a de trocar as pontas — que já vem inclusas no kit — mas isso não precisa ser feito com muita frequência.

Compartilhar matéria no
É possível usar caneta no Kindle Scribe?