Com 25 anos no ramo de organização de eventos, Elaine Cristina Cassaro começou a atuar quando a profissão ainda era denominada ‘promoter’. “E o conceito era bem diferente do que conhecemos como cerimonialista hoje”, afirma. E
Elaine descobriu a afinidade com eventos durante a organização do aniversário de um ano de seu primeiro filho. “Nunca havia organizado nada, mas me encantei com esse aniversário. Para a festa de dois anos já estava mais preparada, pois percebi o que havia feito de errado e quis fazer melhor. E percebi a paixão por isso crescer”.
Algum tempo depois, Elaine se envolveu com a formatura de uma de suas irmãs, quando algo de curioso aconteceu, marcando definitivamente sua história.
“Mesmo sem muito conhecimento da área, me ofereci para ajuda na organização. A festa foi realizada no ginásio de esportes da Unimar e houve uma queda de energia. Na época não tínhamos celular e era difícil encontrar um orelhão para chamar a CPFL. Mas como sempre penso nos imprevistos, tinha levado uma caixa de materiais que poderiam ser necessários, inclusive velas. Assim, saímos acendendo velas para iluminar o ginásio e superar aquela situação”.
Em seguida vieram eventos espaçados, como outras formaturas e casamentos. “Foi tudo acontecendo por acaso e fui me apaixonando pela carreira”, afirma. “E em um dos casamentos que organizei, conheci uma pessoa que gostou muito da organização, me convidando em seguida para organizar os estandes de uma feira de uma grande companhia no Rio Grande do Sul. Ali passei a ter uma dimensão maior do que era a organização de eventos”, completa.
Com o nascimento do segundo filho, as viagens para o sul já não eram tão descomplicadas. Foi quando Elaine decidiu investir em sua qualificação estudando etiqueta e cerimonial.
“Além de ritos para festas, estudei os de eventos públicos, científicos, acadêmicos. Mas me encantei com os casamentos, bodas e debutantes. São eventos que possibilitam inovação, sem deixar de respeitar a etiqueta”.
Elaine considera que um grande desafio da carreira foi conciliar as facetas de cerimonialista e gestora de feira de eventos – quando passou a organizar seu próprio evento em Marília, Elaine Cristina Cassaro Cerimonialista voltado ao mercado de festas.
“Organizar um stand numa feira é uma coisa, mas passar a ser gestora de uma feira de eventos é muito diferente. Sinto que tenho evoluído conforme os desafios aparecem, sempre me encantando, cada vez mais, pelo trabalho que escolhi desenvolver”.
Apesar das dificuldades para conciliar a vida familiar com as atribuições de cerimonialista, Elaine se envolve completamente na realização de todos os eventos que organiza.
“Durante esse período, me torno próxima dos noivos e do aniversariante. Faço parte da vida dessas pessoas quase diariamente, muitas vezes por dois anos, e perto da data do evento isso se intensifica. Conciliar tudo isso com harmonia é uma tarefa que exige muita organização”.
Conhecida como uma cerimonialista tradicional, Elaine diz que orienta principalmente os noivos sobrea a importância de se avaliar a festa com um olhar no futuro.
“Esse dia será um registro histórico na vida das pessoas. A responsabilidade de quem assessora um casal é grande. Precisamos fazer um exercício de olhar para o futuro e pensar se aquilo trará alegria, orgulho e satisfação quando for lembrado no futuro, quando for exposto para seus filhos e netos. Nenhuma escolha é feita por mim, mas apresento o que é mais adequado, dentro de minha experiência, explicando os motivos pelos quais aconselho ou não as opções. A decisão final sempre será dos noivos”.
Saiba Mais
Para mais informações, entre em contato com a cerimonialista Elaine Cassaro pelo telefone (14) 99761-1310.