Boa parte dos jovens que nasceram na primeira metade dos anos 2000 está ingressando no mundo do trabalho agora. Eles têm praticamente a mesma idade da Lei da Aprendizagem Brasileira nº 10.097/2000 (ampliada pelo Decreto Federal nº 5.598/2005), que instituiu regras para que empresas de médio e grande porte contratem aprendizes de 14 a 24 anos. No entanto, ainda hoje, muitos gestores têm dúvidas sobre os benefícios da prática.
Para auxiliar as organizações no desenvolvimento e progresso profissional desses jovens, o Senac Marília disponibiliza o Programa Senac de Aprendizagem, que tem como objetivo aperfeiçoar, qualificar e ajudar esse público a identificar oportunidades que atendam às suas necessidades e anseios. As aulas são gratuitas.
João Humberto Rodarte, coordenador do programa na unidade, esclarece que a opção tem uma abordagem que prioriza o desenvolvimento integral do aluno no início da trajetória profissional. “O curso trabalha com disciplinas sobre o mundo do trabalho, desenvolvimento pessoal, participação social, projeto aprendizagem e prática profissional. Além disso, tem marcas formativas de domínio técnico-científico, visão crítica e atitude empreendedora, sustentável e colaborativa.” empresas que aderem ao programa cumprem a legislação como contratantes de aprendizes, assumem um importante papel de parceiros da ação educativa e, dessa maneira, também atuam na transformação dos jovens, a partir do momento que criam oportunidades de ingresso e permanência no mercado.
A Comasa, concessionária de automóveis de Marília, é uma dessas instituições. Recentemente, a empresa chegou a ter quatro aprendizes matriculados no programa do Senac, sendo que dois deles já foram efetivados durante o curso. “Consideramos um grande diferencial para o desenvolvimento pessoal e profissional desses jovens. É um trabalho de muitas mãos. A empresa precisa do jovem, ele precisa da oportunidade e ambos têm que se comprometer para dar certo. E o Senac apoia esse processo com a formação teórica”, relata Ana Carolina Cleski Paiva, consultora de desenvolvimento da concessionária.
A rede de atacadista Makro é outro empreendimento que possui parceiro da unidade e, hoje, conta com três aprendizes que atuam em diferentes áreas do negócio. Thiago Albuquerque de Oliveira, analista de recursos humanos da empresa, considera uma importante oportunidade de preparo para o futuro profissional e para o desenvolvimento de mão de obra qualificada. “É uma grande opção para que os jovens adquiram conhecimento sobre uma profissão, ganhem experiência, debatam assuntos atuais, ampliem o relacionamento com outros estudantes e desenvolvam o autoconhecimento”, diz.

Como participar
As empresas interessadas em participar do Programa Senac de Aprendizagem devem, inicialmente, contatar a unidade local do Senac e verificar a oferta de turmas. Em seguida, precisam elaborar o processo de recrutamento e seleção, firmando um contrato de aprendizagem com o jovem. O acordo de trabalho terá duração de 18 meses, para ser beneficiado, o aprendiz deve ter até 24 anos (incompletos).
Atualmente, o Senac Marília está com inscrições abertas para turmas com início em 12 de julho (Turma1), 13 de julho (Turma 2) e 18 de julho (Turma 3). O programa é gratuito para empresas contribuintes do Senac após a contratação a empresa realizará a matrícula do aprendiz na unidade responsável pela execução da carga horária teórica do programa.

Compartilhar matéria no
Empresas encontram talentos em aprendizes