Vivemos a era da informação digital. Empresas de todo o mundo, desde marcas consagradas até pequenos negócios, estão obtendo resultados concretos com o Instagram. O que era território exclusivo dos gigantes corporativos, como as redes sociais, hoje está ao alcance também de pequenas empresa. A porta está aberta, entra quem quer, ou quem detém o conhecimento para se beneficiar do poder da comunicação.
Qualquer empresa, por menor que seja, pode se beneficiar do poder de persuasão, do marketing de relacionamento, do estímulo de consumo e do poder das redes sociais. Atualmente os pequenos negócios podem divulgar seus produtos de forma poderosa, deixando cambaleantes, ou mesmo derrubando, concorrentes que ainda acreditam que sua magnitude os protege das ações ágeis e ousadas de pequenas e microempresas.
A atuação nas redes sociais exige planejamento, inspiração e conhecimento sobre o público alvo e o mercado de atuação. As constantes mudanças nos algoritmos pede um olhar atento das marcas e, por outro lado, as transformações no comportamento do consumidor também interferem no resultado. A mudança é muito rápida.
De olho nisso tudo, o Instagram hoje se tornou uma das maiores redes sociais para as empresas. Desde o seu lançamento, o Instagram Stories ultrapassou a base de 200 milhões de instagrammers, sendo que um terço dos stories mais vistos são de empresas. Segundo a própria rede social, que pertence ao Facebook, um em cada cinco stories recebe comentário via mensagem direta. E quando as stories são de empresas, há também um alto engajamento.
Hoje são mais de 25 milhões de perfis comerciais em todo mundo, o que fez com que o Instagram criasse ferramentas capazes de mensurar a interação entre pessoas e histórias para perfis de negócios e anúncios de tela cheia nos mesmos. Além dos anúncios patrocinados, as opções para dialogar com o consumidor transformam esse canal em uma potencial ferramenta de vendas. Ele reúne tendências como fotos, vídeos, entre outros. O crescimento de usuários mostra o potencial de alcance da rede.
A tendência é que as pessoas busquem, cada vez mais, experiências que unam o mundo digital ao físico. As empresas precisam reinventar-se e aproveitar as redes sociais e suas possibilidades para unir esses diferentes universos.
 
Camila de Toledo Spadotto é CEO da Agência Spadotto Marketing desde de 2013, colaborando também como palestrante e consultora digital.

Compartilhar matéria no