
Conviver com escorpiões em áreas urbanas tem se tornado cada vez mais comum, especialmente durante os meses mais quentes.
Pequenos e discretos, esses animais podem passar despercebidos, mas oferecem riscos sérios à saúde. Para entender melhor onde eles costumam se esconder dentro de casa e como se prevenir, um biólogo explica, ao Metrópoles, os principais locais que esses aracnídeos se escondem.
Rodrigo Basílio, professor de biologia do Colégio Objetivo, destaca que não se deve procurar um “ninho” no sentido de uma estrutura construída por eles, como a de pássaros ou formigas.
“O que você deve procurar são locais de abrigo. Os escorpiões não constroem ninhos, mas se escondem em locais escuros durante o dia para se proteger do calor e dos predadores”, esclarece.

Atenção especial a estes locais:
• Frestas em paredes, pisos e rodapés.
• Sob móveis, caixas, tapetes e outros objetos no chão.
• Áreas externas com entulho, telhas, tijolos ou madeira empilhada.
• Jardins com acúmulo de folhas e lixo.
• Ralos, pias e tubulações, pois eles podem subir por eles.
Além disso, o profissional destaca que é difícil garantir que uma casa esteja
livre de escorpiões. “A melhor abordagem é a prevenção integrada, que
envolve tanto a eliminação dos locais de abrigo quanto o controle da sua fonte de alimento.
Entre as melhores medidas, segundo Rodrigo, é garantir a limpeza e a organização do ambiente. “Mantenha a casa limpa e organizada. Evite acúmulo de objetos, entulho e lixo, tanto dentro de casa quanto no quintal.”
Como os escorpiões se alimentam de baratas, grilos e outros insetos, o controle dessas pragas é fundamental. Mantenha a casa livre deles”, acrescenta. “E mantenha o jardim limpo e a grama aparada.” concluiu
Fonte: Metrópoles
Por Helena Mandarino