Desde o início da pandemia, houve um aumento na procura de nutracêuticos, que são suplementos compostos com ingredientes naturais e que têm como finalidade suprir nutrientes, como diferentes tipos de vitaminas e minerais. Além de fortalecer o sistema imunológico, ao ajudar o organismo a se manter saudável e equilibrado, esses suplementos também podem ser ótimos aliados do emagrecimento saudável.
No entanto, a sua eficiência está relacionada a um consumo consciente e sustentável, ou seja, deve ser associado a um estilo de vida que inclui exercícios físicos e bons hábitos alimentares. A especialista em emagrecimento saudável, Edivana Poltronieri, entrega o segredo para o uso correto dos nutracêuticos e como eles podem potencializar o emagrecimento. Confira!
Afinal, o que são nutracêuticos?
“Eles são compostos alimentares concentrados que, isoladamente, promovem benefícios à saúde. O seu principal diferencial está nos ingredientes naturais, que irão atuar no corpo como um complemento nos déficits de nutrientes, vitaminas e minerais que o organismo precisa durante as etapas da perda de peso sustentável”
Como o uso desses suplementos podem ajudar no emagrecimento saudável?
“Além de colaborar na saúde preventiva, os compostos naturais promovem ações diuréticas, estimulam a queima de gordura, previnem a desidratação, limpam o organismo, auxiliam no ganho de massa magra e repõem a necessidade nutricional diária que garante a disposição para realizar outras ações, como exercícios físicos.”
Por que o uso de suplementos naturais é importante?
“Com a chegada do inverno, por exemplo, o nosso organismo fica mais vulnerável a gripes e bactérias, além dos demais contratempos que são comuns durante a fase de emagrecimento. No período de emagrecimento é normal a perda de alguns nutrientes e isso pode causar flacidez na pele, além de unhas e cabelos mais fracos e quebradiços. Em todos esses casos, a suplementação age como alternativa para repor o volume correto de vitaminas e nutrientes do organismo que inibem estes pequenos problemas.”
Quais são os principais componentes dos nutracêuticos?
“Para cada déficit nutricional existe um suplemento. Ômega 3, vitaminas do complexo B, C e E, zinco e potássio são alguns dos componentes encontrados nos suplementos”
Como eles podem ser consumidos? É necessário recomendação médica para o consumo desses suplementos?
“Eles podem ser consumidos em forma de capsula ou pó, mas é importante lembrar que cada indivíduo tem uma necessidade dentro do emagrecimento saudável e todas as orientações devem ser passadas por um especialista, já que, a suplementação faz parte de um esforço multidisciplinar que apresenta outras fases tão importantes quanto esta”.
Porque nutracêuticos estão associados ao emagrecimento saudável?
“Durante o emagrecimento, dependendo da dieta ou da restrição alimentar, é normal a queda de cabelos, enfraquecimento das unhas e até desequilíbrio intestinal. Alguns minerais e nutrientes são indicados para que a pessoa não tenha essas vulnerabilidades”.