Para encontrar civilizações alienígenas avançadas, um estudo publicado na Scientific Reports propõe buscar por produtos químicos não formados por seres vivos. Segundo os autores, alguns compostos específicos em planetas distantes seriam sinais da existência de tecnologia criada por seres inteligentes.

A equipe do estudo sugere uma busca por produtos como trifluoreto de nitrogênio (NF3) e hexafluoreto de enxofre (SF6). Trata-se de gases que, até onde se sabe, não são produzidos por nenhuma molécula componente de organismos vivos na Terra.

O artigo argumenta que tais gases são subprodutos atmosféricos da atividade industrial de nosso planeta, sendo praticamente ausentes na química que compõe a vida. Mais interessante ainda é que eles também possuem características espectrais únicas, ou seja, seriam relativamente fáceis de encontrar com instrumentos como o espectrômetro do James Webb.

Quando o telescópio estiver apontado para um exoplaneta medindo os elementos de sua atmosfera, as “impressões digitais” do NF3 e SF6 apareceriam nitidamente, denunciando uma possível presença de alienígenas em uma sociedade industrializada (na Terra, foi a Revolução Industrial que aumentou exponencialmente a produção desses fluoretos).

Composição atmosférica do planeta gigante gasoso WASP-39 b observado pelo telescópio James Webb (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA, J. Olmsted (STScI)
Composição atmosférica do planeta gigante gasoso WASP-39 b observado pelo telescópio James Webb (Imagem: Reprodução/NASA, ESA, CSA, J. Olmsted (STScI)

Para encontrar mais facilmente evidências deles em atmosferas de exoplanetas, a equipe criou uma ferramenta capaz de fornecer uma comparação visual de todos os picos espectrais em uma leitura de moléculas de um gás. Além disso, eles mantêm um banco de dados de compostos gerados por processos bioquímicos naturais para ajudar a compreender melhor as características únicas dos compostos fluorados de processos não industriais.

Fonte: Scientific Report; via: Universe Today 

Compartilhar matéria no
Estes compostos químicos poderiam revelar uma civilização alienígena
Imagem: ESO