Chegou a hora do futebol ou de fazer aquela caminhada de rotina e a vontade de começar é tanta que, quando vê, já está correndo atrás da bola ou já começou a andar, como de costume. Afinal de contas, o que há de mal em praticar atividades físicas?
É, a salvo de eventuais restrições médicas, fazer exercícios regularmente é ótimo para a saúde. Mas não deve deixar de ser precedido por um procedimento que deve ser encarado como um ‘ritual’: o aquecimento e, depois, o alongamento.
Sim, é preciso estar aquecido antes de fazer o alongamento. Se você não tiver uma piscina por perto e não sofrer de nenhum tipo de lesão nos joelhos, pode dar uma volta rápida de bicicleta. O objetivo é aumentar a frequência cardíaca para aumentar o fluxo de sangue no corpo.
BENEFÍCIOS
Entre os principais benefícios desta prática preliminar estão a preparação do corpo para o esforço a ser feito, melhora no desempenho, redução do risco de lesões musculares e até o alinhamento mental para a atividade que será realizada.
A prática correta do alongamento e do aquecimento também proporciona melhora na postura, aumento da flexibilidade dos músculos, ampliação do raio de alcance dos movimentos do corpo, auxílio no relaxamento e ativação na circulação sanguínea.
É importante sempre salientar que, antes de qualquer atividade física, o praticante precisa passar por uma avaliação médica. Mesmo que esteja ‘ok’, é recomendável que não abra mão das orientações de um personal trainer ou de um fisioterapeuta.
FIQUE ATENTO
Caso comece a sentir qualquer dor enquanto estiver fazendo o alongamento, pare ou o faça mais devagar para evitar quaisquer lesões. À medida que a prática se tornar uma rotina, o corpo ficará mais condicionado aos exercícios.
Aliás, é recomendável que não se façam exercícios em excesso. Ou seja, além do que você possa suportar. Principalmente, se você não for um praticante de esporte de alto rendimento, não se arrisque. Pode acabar em uma enfermaria!
Há duas outras orientações práticas para você que deseja iniciar uma rotina de exercícios – com aquecimento e alongamento, claro: alinhe sua nutrição com a prática que escolher e vista-se com roupas leves que não dificultem os movimentos.