Plataforma de streaming traz curadoria de novos e veteranos diretores de cinema
A MUBI, plataforma de streaming para filmes, tem o prazer de apresentar com exclusividade o novo curta de Yorgos Lanthimos, Nimic. Bem-sucedido em festivais, como Locarno, TIFF, Roterdã e NYFF, este thriller alucinante, estrelado por Matt Dillon, ecoa o estilo distinto e temas frequentemente explorados anteriormente pelo diretor, gerando resultados intrigantes.
Confira algumas outras estreias para o mês de novembro.
ÉRIC ROHMER: COMÉDIAS E PROVÉRBIOS
Inspirado em provérbios como “É impossível parar de pensar”, “Amigos dos meus amigos são meus amigos” ou “Aquele que fala demais acaba prejudicando a si mesmo”, o diretor da Nouvelle Vague Éric Rohmer criou seu maravilhoso ciclo Comédias e Provérbios. Junte-se à MUBI em celebração ao seu 100° aniversário assistindo a Full Moon in Paris, The Green Ray e My Girlfriend’s Boyfriend.
NOVO CINEMA BRASILEIRO
Teria um dos mestres do cinema brasileiro feito sempre os mesmos filmes? Banquete Coutinho analisa a obra de Eduardo Coutinho, mantendo acesa as inquietações do cineasta. Mundialmente reconhecido pelo documentário Cabra Marcado Para Morrer, o estudioso vira o estudante no filme de Josafá Veloso.
FOCO EM PELIN ESMER
Pelin Esmer destaca-se por sua identidade artística e abordagem original no cinema contemporâneo turco. Ela iniciou sua carreira como assistente de produção, e continuou nessa jornada até 2002, quando focou sua energia em seu primeiro longa, The Collector. Pelin criativamente ambienta seus filmes na ambiguidade entre documentário e ficção, colocando à prova a relação do cinema com a realidade. Neste mês, assista aos três principais trabalhos da autora: The Collector, The Play, e 10 to 11.
EXCLUSIVOS MUBI
Redescobertas
Profit Motive and the Whispering Wind | (John Gianvito, 2007)
A MUBI apresenta a estreia mundial de uma nova restauração do épico documentário Profit Motive and the Whispering Wind, de John Gianvito. Ele mapeia 400 anos de história americana, visitando túmulos, monumentos e memoriais que reconstroem uma visão alternativa da história estadunidense. John Gianvito é um dos grandes documentaristas da atualidade, e este olhar meditativo sobre a natureza do progresso democrático é digno de redescoberta.
Breves encontros
Entire Days Together | (Luise Donschen, 2019)
O tocante e visceral curta da artista e cineasta alemã Luise Donschen estreou no Festival de Cinema de Nova York em 2019. Organizado como uma série de vinhetas esquivas e fragmentadas, Entire Days Together segue uma adolescente sendo tratada de epilepsia e captura sua luta desorientadora para se adaptar ao mundo exterior.
Estreantes
Nova Lituania | (Karolis Kaupinis, 2019)
Uma das estreias mais ousadas do circuito de festivais, Nova Lituania, de Karolis Kaupinis, é um relato sarcástico e absurdo da precária posição da Lituânia no final da década de 1930. Baseado em fatos reais e filmado em preto e branco, centra-se no plano aparentemente absurdo de um professor para construir uma nova Lituânia no exterior, a fim de evitar a destruição total do país.
Desvendados
Cemetery | (Carlos Casas, 2019)
Misturando mito e realidade, Cemetery segue um elefante do Sri Lanka em meio a um desastre natural. Com imagens de outro mundo e uma paisagem transcendente, este documentário experimental expõe as duras realidades da caça furtiva.
Perspectivas
Overseas | (Yoon Sung-A, 2019)
Overseas segue um grupo de mulheres nas Filipinas enquanto treinam para tornarem-se trabalhadoras domésticas no exterior. O inovador documentário da diretora sul-coreana Yoon Sung-A mistura reencenações, sequências estilizadas e takes observacionais para elaborar uma representação simpática e esclarecedora do trabalho doméstico no mundo moderno.