Encontro virtual promovido pelo Rotary Club de Marília-Pioneiro, no Distrito 4510 do Rotary International, na última reunião ordinária do clube rotário mariliense, mostrou de forma clara e objetiva a visão da organização mundial quanto a diversidade, equidade e inclusão, segundo a presidente do clube rotário mariliense, a advogada Maricler Botelho de Oliveira. Na apresentação do expositor convidado, o Governador Eleito do Distrito 4510 do Rotary International, o advogado Murillo Alvarez Alves, associado ao Rotary Club de Piratininga, foi possível distinguir as diferenças entre cada ponto em questão, de acordo com a rotariana. “Foi uma apresentação técnica que mostrou as diferenças entre cada ação, e como o Rotary pretende desenvolver estas ações”, falou a dirigente de Marília a promover o encontro virtual, através de plataforma de conversação que reuniu dezenas de rotarianos de diversas regiões do País.
Durante aproximadamente 40 minutos o convidado procurou mostrar como a organização mundial enxerga as três questões. “A diversidade é um dos valores do Rotary há muito tempo, e continua servindo como base para a maneira em que interagimos uns com os outros e com as nossas comunidades”, falou o futuro gestor distrital ao mostrar que: serviços humanitários, companheirismo, diversidade, integridade e liderança, são destacados na Decisão 38 do Conselho Diretor do Rotary International em novembro de 2010. “Reconhecendo que pessoas de certos grupos têm enfrentado barreiras à sua afiliação, participação e liderança, nós nos comprometemos a propagar a equidade em todos os níveis e aspectos do Rotary, inclusive em nossas parcerias comunitárias, para que todos tenham o acesso necessário a recursos, oportunidades, networking e apoio para prosperar”, enfatizou com base em documentos rotários. “Acreditamos que todos possuem qualidades, sejam elas latentes ou não, que os tornam únicos, e nos esforçamos para criar uma cultura inclusiva onde todos saibam que são valorizados e se sintam parte do grupo”, disse ao mostrar argumentos de como a organização chegou a esta conclusão.
Murillo Alvarez Alves apontou, através do Manual de Procedimentos do Rotary International, por exemplo, principalmente na admissão de associados. “O próprio manual tem um artigo da diversidade”, indicou ao mostrar o artigo 4.070 que diz: nenhum clube, independentemente da data de sua admissão ao RI, poderá restringir, de qualquer forma, a admissão de um candidato a associado por causa de sexo, raça, cor, credo, nacionalidade ou orientação sexual. “O artigo 26.130 dos Códigos Normativos também já mostra detalhes sobre a política de diversidade, equidade e inclusão”, falou o convidado ao expor citações de antigos e futuros presidentes do Rotary sobre o assunto, publicações, programas, plano de ação, entre outras atividades sobre o tema em desenvolvimento.
Na terceira etapa da reunião houve a interatividade em que várias pessoas se manifestaram e demonstraram interesse pelo tema. “Teremos que promover novo encontro sobre o assunto em virtude de ser bem amplo, atual e da necessidade de se falar mais sobre tudo isso”, reforçou Maricler Botelho de Oliveira que pretende programar nova exposição ainda nesta gestão. “Precisamos conversar mais, debater e esclarecer o assunto para que não haja confusão ou qualquer desinformação”, defendeu a dirigente mariliense ao recepcionar autoridades rotárias, clubes e convidados que participaram do encontro em grande número de diversos estados e distritos rotários do Brasil. “Mensalmente vamos procurar dar espaço para assuntos que venham a melhorar a visão do rotariano e da comunidade sobre a nossa organização”, falou a presidente do Rotary Club de Marília-Pioneiro, o anfitrião do encontro virtual realizado.

Compartilhar matéria no
Evento mostra a visão rotária na diversidade, equidade e inclusão
A exposição sobre diversidade, equidade e inclusão aconteceu através da plataforma Zoom para todo o Brasil