Entre os dias 28 e 30 de agosto, o Colégio Cristo Rei promoveu sua tradicional Feira do Conhecimento. Com uma dinâmica programação de apresentações dos projetos desenvolvidos por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio, a comunidade educativa teve a oportunidade de se informar, refletir e conhecer propostas para os principais desafios da humanidade.
Para os alunos do Minimaternal ao 8º ano, o formato foi de Mostra Pedagógica. As salas de aula foram ambientadas e se transformaram em palco para que os alunos protagonizassem exposições, experiências e trabalhos sobre temas ligados ao meio ambiente, à saúde, à tecnologia, às relações humanas, enfim, demandas relevantes para a sociedade.
As turmas do 9º ano e Ensino Médio se apresentaram em estandes montados nos 2 ginásios de esportes. Cada grupo utilizou o jeito próprio para disseminar informações e compartilhar conhecimentos. Além de colegas, familiares e demais convidados, as apresentações também foram vistas por avaliadores, que atribuíram notas aos trabalhos.

MÉTODO CIENTÍFICO 
O principal objetivo da Feira foi favorecer que, respeitando cada faixa etária, os alunos entrem em contato com o método científico, desenvolvam habilidades relacionadas à pesquisa e à busca pelo conhecimento e exercitem valores como o trabalho em equipe e autonomia.
Para o Ir. Elton Lopes, diretor geral do Colégio Cristo Rei, a Feira do Conhecimento está em consonância com as diretrizes da educação contemporânea. “Atuamos para que nossos alunos lancem olhares curiosos e críticos sobre os conteúdos acadêmicos e situações cotidianas. Nossa prática pedagógica estimula o questionamento e esse é o primeiro passo para as pesquisas científicas. Assim, eles podem levantar hipóteses, se debruçarem nos estudos, buscarem respostas e, com isso, melhorarem o mundo.

Segundo Verediana de Rossi Ferreira da Cunha, diretora pedagógica do Colégio Cristo Rei, a Feira do Conhecimento é um dos principais momentos do calendário escolar. “Realizamos esse evento com o propósito de incentivar a investigação, a atuação e a vontade de expandir horizontes. Nos últimos dias pudemos ver nossos alunos ensinando e aprendendo muito de maneira dinâmica e viva. Ficou evidente que nossas crianças e adolescentes são muito criativos, conscientes, inteligentes e empenhados. Foi muito bonito de ver as vivências e convivências”.
 

Compartilhar matéria no