O objetivo da Fapesp com a criação do edital de apoio aos CCDs é identificar, mensurar e detalhar grandes desafios públicos do Estado de São Paulo e, a partir deles, reunir e organizar diversos atores institucionais em busca de soluções adequadas para resolver ou diminuir esses gargalos.

O Programa CCDs recebe propostas submetidas por consórcios formados por pesquisadores vinculados a instituições de ensino superior e de pesquisa paulistas, gestores de órgãos do governo municipal e estadual, além de empresas e organizações da sociedade civil (OSCs).

O Centro surge como uma iniciativa pioneira no campo da agronomia, integrando tecnologias de ponta para promover práticas agrícolas mais eficientes e sustentáveis. O principal objetivo do Smart B100 é desenvolver uma Plataforma Digital que agregue os atributos biológicos do solo ao já consolidado Boletim 100. Utilizando ferramentas computacionais avançadas, como big data e inteligência artificial generativa, a plataforma fornecerá recomendações agronômicas precisas e ambientalmente seguras. Essa abordagem inovadora visa aumentar a competitividade dos produtores, promovendo uma agricultura mais sustentável e eficiente.

A criação do Smart B100 representa um avanço significativo para a biotecnologia no Brasil, preenchendo lacunas críticas e oferecendo soluções tecnológicas que podem transformar a agricultura nacional. A plataforma não só beneficiará os produtores, mas também contribuirá para a preservação ambiental, ao promover práticas agrícolas mais sustentáveis e eficientes 

Compartilhar matéria no
Fundação Shunji Nishimura de Tecnologia apoia criação de centro de inteligência artificial para levar inovação para a agricultura brasileira