A partir de XX de abril, a Galeria Kogan Amaro exibe a mostra online Overlock, do artista Carlos Mélo. A exposição reúne trabalhos inéditos do artista, realizados a partir de sua reflexão sobre o impacto ambiental e cultural da indústria têxtil na região do agreste de Pernambuco, seu estado natal.
O título da série, Overlock, é comum na região: é o nome de uma máquina de costura industrial bastante utilizada por efetuar, simultaneamente, a costura e o acabamento. O tecido, principal matéria-prima da cadeia produtiva local, foi apropriado por Mélo e transformado em esculturas têxteis e performáticas. O conjunto rememora a trajetória do artista, que tem a experimentação de materiais, a escultura e a performance como marcas de sua criação.
Natural de Riacho das Almas, município do estado de Pernambuco no qual reside e executou o projeto, Carlos Mélo impregna este trabalho de temas que estão à sua volta, reforçando seu interesse em criar ponte entre arte e comunidade. “As peças são obras autônomas, mas também criam uma instalação. A ideia da exposição virtual foi montar as esculturas inseridas na paisagem ampliando o campo relacional entre a arte e o lugar, a natureza e a tecnologia, além do artista como agente cultural capaz de não apenas produzir obras de arte, mas também produzir sentido”, explica o artista. O tecido utilizado para a série é uma espécie de “jeans encorpado” confeccionado pelo Daterra Project, que desenvolve um trabalho sustentável na Vila do Vitorino ao aproveitar ourelas (beirais) de jeans que seriam descartadas pela indústria da moda, resultando em um novo tecido. Em parceria o Avoante Ateliê, Carlos Mélo interveem no tecido reciclado com bordados e aplicações de spikes, missangas, paetês, faixas metálicas autocolantes e outros elementos, transformando o tecido, da mesma forma feita pela moda a cada coleção.
“As obras remetem aos mantos do maracatu, a cerimoniais africanos e asiáticos, criando campos simbólicos. E também à customização da indústria da moda sobre os modelos de cada temporada”, complementa Mélo.
Dispostos sobre estruturas de ferro fixadas em árvores ou no chão, os tecidos formam esculturas que chegam a medir 1,80 m de altura e pesar aproximadamente 30 kg, dada a gramatura do jeans. A presença delas num território agrário esvaziado evoca a falta de políticas públicas agrícolas como fator que impulsionou a transição do trabalho do campo para fábricas de costura montadas em casa.
Ao flexionar arte, moda e mercado, as esculturas também renovam o imaginário criado há mais de cem anos em torno da região em que o trabalho foi desenvolvido. Overlock aponta para uma região do Brasil onde a indústria e a tecnologia podem produzir artefatos, neste caso, deslocados para a arte contemporânea.


Sobre Carlos Mélo
Baseadas numa investigação sobre o lugar ocupado pelo corpo no mundo, as obras do artista visual transitam por vários meios, como o vídeo, a fotografia e a escultura. Com anagramas e ações performáticas, aproxima imagens de palavras e, nessa busca, converge corpo e entorno, resgatando aspectos da formação cultural brasileira. Carlos Mélo idealizou a 1ª Bienal do Barro do Brasil, em Caruaru, Pernambuco, em 2014 – mesmo ano em que integrou a 3ª Bienal da Bahia. Há 20 anos, compõe exposições mundo afora: na Galeria 3+1, em Lisboa, Portugal; no Krannert Art Museum, em Illinois, nos Estados Unidos; no Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães e na Fundação Joaquim Nabuco, ambos em Recife; além do Paço das Artes e Itaú Cultural, em São Paulo. Em 2006, ganhou o Prêmio CNI SESI Marcantonio Vilaça para as Artes Plásticas.

Sobre a Galeria Kogan Amaro
Localizada nas cidades mais populosas do Brasil e da Suíça, as unidades da galeria Kogan Amaro no bairro dos Jardins, em São Paulo, e no centro cultural Löwenbräu-Kunst, de Zurique, têm como norte a diversidade de curadoria e público: com portfólio composto por artistas de carreira sólida, consagrados internacionalmente, e também emergentes que já se posicionam no mercado de arte como promessas do amanhã. Sob gestão da pianista clássica Ksenia Kogan Amaro e do empresário, mecenas e artista visual Marcos Amaro, a galeria joga luz à arte contemporânea com esmero ímpar e integra as principais feiras de arte do mundo.

Serviço:
Exposição: Overlock, individual de Carlos Mélo
Local: site da Galeria Kogan Amaro
Período expositivo: até 29 de maio de 2021
Instagram/GaleriaKoganAmaro
Facebook.com/galeriakoganamaro/
http://www.galeriakoganamaro.com

Informações para imprensa:
a4&holofote comunicação
Ane Tavares – anetavares@a4eholofote.com.br
Laura Jabur – laurajabur@a4eholofote.com.br
Neila Carvalho – neilacarvalho@a4eholofote.com.br
Mai Carvalho – maicarvalho@a4eholofote.com.br

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Galeria Kogan Amaro apresenta obras têxteis de Carlos Mélo em mostra online