Você já caiu nas graças do pão de fermentação natural? Pois saiba que com apenas quatro ingredientes – e um pouco de técnica – você pode fazer um pão digno de padeiro profissional. Farinha, água, sal e levain, nome dado ao fermento tão especial dessa massa, que confere o leve e apreciado sabor ‘azedinho’, além da casca crocante e o interior bastante aerado. Se você está se apaixonando por essa nova moda, aqui temos uma seleção especial de itens para fazer as receitas com perfeição. Os itens foram garimpados no site Cozinha Retrô.


EMILE HENRY
Fazer pão artesanal é uma arte. Aqueles que valorizam extrema qualidade e tradição vão se encantar com a assadeira com tampa da renomada marca francesa Emile Henry. Feita à mão na França seguindo a tradição centenária dos ceramistas. A forma tem um diferencial: é dividida em 8 gomos, o que a faz ideal para brioches, pães doces, pão de ervas, pão com azeitonas, pão de nozes, ou outra receita de pão caseiro. As propriedades da cerâmica HR® e a tampa ajudam a manter o nível de umidade correto durante o cozimento, para que o miolo fique macio e leve, e a casca com crocante no ponto.
 

BANNETON
Se você já se dedica ao preparo de um belo pão artesanal com fermentação natural, já deve conhecer o banneton, um cesto para fermentar pão que ajuda na hora de por a mão na massa. Usado no mundo todo para modelar e fermentar massa de pão, o banneton é um cesto feito de ratã, que pode ser oval ou redondo, utilizado para modelar e retirar a umidade em excesso da massa. Ele recebe a massa de pão na última fermentação, ou seja, antes do pão ir para o forno. Além de modelar e retirar a umidade, o cesto ajuda a dar uma aparência mais bonita, pois forma listras na massa.
 

BOULANGE MURE & PEYROT
Lâmina curvada para corte em pão da marca francesa Mure & Peyrot. Uma lâmina afiada é um utensílio de cozinha necessário, pois os cortes no pão garantem as pestanas, aberturas que deixam a casca crocante e com aspecto de pão feito por padeiros profissionais. Uma lâmina em um suporte ergonômico é um item que ajuda no manuseio e traz mais firmeza para fazer cortes precisos, além de propiciar mais segurança para quem está manuseando a lâmina.
 

ESTÚDIO AVELÓS
Os panos de prato cobrem a tigela com a massa de seu pão artesanal. Para que ela não resseque, borrife água no pano, garantindo umidade para a fermentação. Esse modelo da Estúdio Avelós, que transforma cones de fios 100% algodão em tecidos resistentes e macios, é feita em tear manual no interior de Minas Gerais, e tingidos com tecnologia de ponta, que não desbota. 

Compartilhar matéria no