As inovações tecnológicas estão mirando um problema recorrente entre os brasileiros, especialmente nas grandes capitais: roubo de celulares. Visando mitigar esse tipo de crime, o Google anunciou ter criado um recurso chamado “bloqueio de detecção de roubo” (Theft Detection Lock) nos dispositivos Android.

Apelidada de “modo ladrão”, a inteligência artificial faz com que o aparelho bloqueie automaticamente caso reconheça que o celular foi arrancado da mão do dono repentinamente. A novidade foi desenvolvida após a big tech estudar o comportamento do crime em vídeos de roubos de telefones, tendo sido pensada para reconhecer os movimentos mais comuns associado ao roubo.

“Esse recurso usa a inteligência artificial do Google para detectar se alguém arranca seu telefone de sua mão e tenta correr, andar de bicicleta ou ir embora”, explicou o vice-presidente de engenharia do Android, Dave Burke, em evento do Google nos Estados Unidos.

Além disso, a empresa de tecnologia também informou que a tela do celular será bloqueada no caso de muitos erros de autenticação, ou se o aparelho identificar muitas tentativas de desconexão. Os recursos estarão disponíveis ainda este ano, em dispositivos a partir do Android 10.

Fonte: Pleno.News

Compartilhar matéria no
Google cria ‘modo ladrão’, que bloqueia celular puxado da mão; entenda