A aventura americana ‘Horizonte Perdido’, de Frank Capra, abre hoje a programação de agosto da ‘Terça Nostálgica’. A exibilção começa a partir as 20 horas na sala de projeção municipal “Emílio Pedutti Filho”, no Centro Cultural (antiga biblioteca municipal), na avenida Sampaio Vidal, 245, no piso superior, com entrada pelo Museu de Paleontologia.
Confira abaixo a programação completa de agosto:
Dia 06 – Horizonte Perdido (Lost Horizon) Aventura/Drama/Suspense, 1h377min, EUA, 1937. Direção: Frank Capra. Sinopse: Ronald Calman e Jane Wyatt estrelam nesta clássica produção sobre o paraíso de Shangri-la. A obra-prima original, de Frank Capra tinha duração de 132 minutos na época de seu lançamento, em 1937. Durante a Segunda Guerra Mundial, uma nova edição, com 24 minutos a menos, atenuou a mensagem pacifista do filme. Num trabalho de mais de vinte e cinco anos para restaurar o filme, foram utilizadas cenas encontradas em várias partes do mundo. Com uma ótima direção de arte, o destaque fica para os cenários de Shangri-la que são considerados os maiores já construídos em Hollywood.
Dia 13 – O Homem Errado (The Wrong Man) Policial/Drama, 1h45min, EUA, 1957. Direção: Alfred Hitchcock. Sinopse: Baseado em uma história real, esta obra do mestre do suspense Alfred Hitchcock constrói a história de um músico de NY falsamente acusado de uma série de assaltos. Em Nova York, em janeiro de 1943, o músico Christopher Emmanuel Balestrero (Henry Fonda) tem a vida remexida quando sua mulher (Vera Miles) precisa de 300 dólares para um tratamento dentário e ele vai a um escritório de seguros para saber quanto pode conseguir de empréstimo. Porém, ele é identificado erroneamente por uma funcionária como sendo o assaltante que havia roubado o local algum tempo antes. Sem provas que possam inocentá-lo ou um álibi forte o suficiente, Balestrero vai enfrentar os dias mais difíceis de sua vida até conseguir provar que a justiça condenou o homem errado.
Dia 20 – Os Pássaros (The Birds) Terror, 1h59min, EUA, 1963. Direção: Alfred Hitchcock. Sinopse:Nada iguala Os Pássaros em puro terror quando Alfred Hitchcock liberta seus terríveis amigos numa de suas mais chocantes e memoráveis obras de arte. Quando a bela loira Melanie Daniel (‘Tippi’ Hedren) chega a Bodega Bay perseguindo o solteirão Mitch Brenner (Rod Taylor), ela é inexplicavelmente atacada por uma gaivota. Inesperadamente, milhares de pássaros aparecem na cidade, alimentando-se de crianças e residentes numa terrível série de ataques. Logo Mitch e Melanie estão lutando por suas vidas contra uma força mortal que não pode ser explicada e tão pouco detida, num dos filmes mais horripilantes de natureza sem controle da história de Hollywood.
Dia 27 – El Dorado (El Dorado) Drama/Romance/Faroeste, 2h06min, EUA, 1966. Direção: Howard Hawks. Sinopse: Mitchum interpreta com perfeição um xerife visceral e alcoólatra, que combate incansavelmente o lado negro do Oeste bravio, representado pelos cruéis barões do gado e por “negociantes” malfeitores. Wayne tem a mesma admirável performance, como o velho amigo do xerife, que se dá bem em qualquer tiroteio.