A partir de agora, a cidade de Marília conta com o que há de mais moderno em termos de tecnologia para garantir precisão e segurança durante as cirurgias de catarata – procedimento mais realizado no mundo, dentre todas as especialidades. Isso porque o Centro de Microcirurgia de Olhos acaba de adquirir um sistema que utiliza inteligência artificial durante esse tipo de cirurgia, auxiliando o médico oftalmologista e, consequentemente, melhorando seu desempenho.
Trata-se do ORA (Optiwave Refractive Analysis) que calcula, em tempo real e em alguns segundos, o tamanho e as características de cada olho no momento do procedimento, a fim de sugerir a lente intraocular mais adequada e, assim, minimizar erros refrativos. Esse sistema possui um banco de dados na nuvem onde são armazenadas as informações de todos os pacientes que já passaram pela mesma cirurgia. Com base nos algoritmos (sequências de dados matemáticos) desses dados coletados, o desempenho e o nível de precisão nas cirurgias futuras são aprimorados.
“O ORA chegou para refinar o nosso trabalho e trazer mais segurança a nós, cirurgiões. É como uma espécie de plano de voo, que nos ajuda a ter mais precisão”, explica o médico Dagoberto Teixeira, diretor do Centro, em Marília.
O paciente com catarata precisa ter seu cristalino – lente natural do olho que fica opaca com a doença – substituído por uma lente intraocular. Durante o procedimento cirúrgico, o sistema transmite informações que auxiliam na tomada de decisão sobre a escolha da potência da nova lente intraocular e na definição do seu posicionamento. Dessa forma, o médico-cirurgião tem um melhor desempenho, resultando na recuperação mais rápida do paciente, contribuindo para melhor qualidade na visão e evitando que um novo procedimento corretivo tenha de ser feito no futuro.
SAIBA MAIS
O Centro de Microcirurgia de Olhos Dr. Dagoberto Teixeira fica na Avenida Rio Branco, 642, Alto Cafezal. O telefone para contato é o (14) 3422-5306.