O consumidor brasileiro tem adotado novos hábitos de compra, buscando por itens de maior saudabilidade e marcas ecologicamente responsáveis. A pandemia, por conta da COVID-19, acelerou este processo e mostrou um aumento na busca por produtos mais nutritivos. Como um resultado natural desta mudança, a marca Juçaí aumentou suas vendas em 92% entre 2019 e 2020. Os produtos tamanho família, com um litro ou mais, para consumo em casa tiveram um crescimento ainda maior de vendas, reflexo da mudança de consumo durante a pandemia.
“Temos orgulho ao dizer que já nascemos por um propósito sustentável, além de termos este olhar ecológico e social sobre nossos negócios. Somos uma empresa B-Corp desde 2017, e damos muito valor a isso, afinal também temos o objetivo de inspirar outras empresas a buscarem por esta economia sustentável”, comenta Bruno Corrêa, gerente geral da marca. O Juçaí, que é o fruto da palmeira Juçara, originário da Mata Atlântica, quase entrou em extinção devido o desmatamento pela extração ilegal de palmito. “Temos ajudado a mudar a história desta palmeira e trabalhado por sua conservação. Nossa colheita dos frutos é feita diretamente das árvores, e para garantir a alimentação da fauna local, deixamos 33% deles nos cachos, além de manter a palmeira de pé, claro. Nós também temos um relacionamento e trabalhamos junto a produtores e cooperativas nativas da região. Inclusive, o processo de distribuição é realizado por transportadoras e caminhoneiros, que seguem todas as exigências regulatórias de saúde e segurança. Pensamos com muito cuidado em todos os processos da nossa cadeia de produção”, completa Corrêa.
O projeto nasceu em 2009, na Serrinha do Alambari, no estado do Rio de Janeiro, e traz esta proposta de oferecer um alimento orgânico, vegano e sem glúten, rico em nutrientes. O Juçaí tem 50% mais ferro e até 2x mais antioxidantes do que o açaí tradicional, e boa quantidade de potássio. Um produto orgânico, sem corantes, vegano, sem glúten e sem lactose, ele é muito versátil para diferentes receitas, uma vez que seu sabor se mistura perfeitamente com outros ingredientes. Atualmente, a marca trabalha com 17 itens que são vendidos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Chile e no Canadá. Ao todo, são mais de 500 pontos de vendas.

Juçaí e o replantio da floresta
A colheita de Juçara e a produção de polpa ocorre em diversas localidades na Mata Atlântica. Habilidosos nativos escalam as palmeiras e retiram cuidadosamente os cachos de frutos, deixando 1/3 das frutas intocáveis no bioma para a fauna se alimentar. Cerca de 70 espécies de animais se beneficiam do plantio sustentável. Deste fruto, é extraída a polpa e a semente é usada em novos plantios. Com isso, as sementes já permitiram a conservação de quase 9 mil palmeiras.

Sobre o Juçaí
O Juçaí nasceu em 2009, em Serrinha do Alambari, no estado do Rio de Janeiro, com a proposta de oferecer um alimento orgânico, vegano e sem glúten, rico em nutrientes, a partir da extração e processo de produção sustentável de frutos da palmeira Juçara 100% silvestre. Atualmente, a marca trabalha com 17 produtos que são vendidos nos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, no Chile e no Canadá. Ao todo, são mais de 500 pontos de vendas.

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Juçaí, o açaí da Mata Atlântica, cresce mais de 90%