Como estabelecimentos de saúde que não fecharam em nenhuma fase da pandemia, as farmácias estão presentes nas mais diversas regiões do Estado. Além de contar com farmacêuticos para tirar dúvidas da população sobre o uso de medicamentos, elas passam a integrar a campanha “Farmácia Solidária”, lançada pelo Conselho Regional de Farmácia de São Paulo, CRF-SP, para que as farmácias também sejam pontos de arrecadação de alimentos não perecíveis e itens de higiene.
A campanha acontece no momento em que uma pesquisa aponta que 59,3% dos brasileiros, ou seja, 125,6 milhões, não comeram em quantidade e qualidade ideais desde a chegada do novo coronavírus. Os dados são do Grupo de Pesquisa Alimento para Justiça: Poder, Política e Desigualdades Alimentares na Bioeconomia, com sede na Universidade Livre de Berlim.
Até o momento, 210 farmácias no Estado já aderiram à campanha, e passam a ser ponto de arrecadação, assim como a sede do CRF-SP na capital e todas as seccionais no Estado. A arrecadação se estende durante o mês de maio e os itens arrecadados serão entregues às prefeituras dos municípios paulistas.
Para o presidente do CRF-SP, Dr. Marcos Machado, os farmacêuticos já têm a responsabilidade técnica pelo estabelecimento e como cidadãos é importante que primem pela responsabilidade social. “O CRF-SP está empenhado e como entidade que zela pela saúde e bem-estar da população, conta com a adesão tanto das farmácias para abrirem espaço para a doação, quanto da população que tem a oportunidade de contribuir para amenizar esse problema tão grave”.

Dia de mobilização (8/05 – sábado)

No dia 8 de maio (sábado), os representantes do CRF-SP, diretores, conselheiros, delegados e vice-delegados regionais, membros de grupos técnicos de trabalho, comissões de ética e colaboradores farão uma mobilização de incentivo à campanha em farmácias de diversas regiões do Estado.

Farmácias que quiserem integrar a campanha
https://bit.ly/3vl2qMI (clicar em informações gerais)

Pontos de arrecadação de alimentos
https://bit.ly/3vl2qMI (clique em Farmácias participantes)
Sede do CRF-SP (2ª a 6ª feira das 9h às 17h30)
Rua Capote Valente, 487 – Jardim América – Cep: 05409-001 – São Paulo (capital)
Seccionais do CRF-SP no Estado
http://www.crfsp.org.br/institucional/seccionais.html

Sobre o CRF-SP
Entidade responsável pela habilitação legal do farmacêutico para o exercício de suas atividades, o Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo (CRF-SP) é a maior entidade fiscalizadora de estabelecimentos farmacêuticos do país, com mais de 80 mil fiscalizações anuais em farmácias, drogarias, hospitais, indústrias, laboratórios, transportadoras e mais de 65 mil profissionais inscritos no Estado. Mais informações www.crfsp.org.br.

Mais informações
Departamento de Comunicação CRF-SP
(11) 3067 1494/1498 ou (11) 99979 9623 (WhatsApp) – comunicacao@crfsp.org.br
Carlos Nascimento – jose.nascimento@crfsp.org.br
Monica Neri – monica.neri@crfsp.org.br
Renata Goncalez – renata.goncalez@crfsp.org.br
Thais Noronha – thais.noronha@crfsp.org.br

Compartilhar matéria no
Mais de 200 farmácias no Estado viram pontos de arrecadação de alimentos e itens de higiene