O Cartório Eleitoral de Marília divulgou na tarde desta segunda-feira, dia 26, que 66.530 eleitores (38%) do município ainda não fizeram a biometria, que será obrigatória para as eleições do próximo ano.
O município de Marília possui atualmente 173.924 eleitores, sendo 83.177 da Zona 70 e 90.746 da Zona 400. Deste total, 107.394 já regularizaram a situação, o que corresponde a 62% do eleitorado mariliense. A cidade possui 73 locais de votação e 594 seções eleitorais.
O prazo final para o cadastramento biométrico termina no dia 19 de dezembro, sendo que não há possibilidade de prorrogação, de acordo com a chefe do Cartório Eleitoral, Zona 70, Karina Marcussi Gomes.
“Já tivemos esta confirmação por parte do TRE (Tribunal Regional Eleitoral). O prazo não será prorrogado, terminando exatamente no dia 19 de dezembro, uma quinta-feira, já que a partir do dia 20 entrará em recesso. Por isso, a gente solicita que o eleitor de Marília faça a biometria o mais rápido possível”, disse Karina Gomes.
Segundo a chefe do Cartório Eleitoral, não há necessidade de se fazer o agendamento para a biometria. “Basta o eleitor comparecer no Cartório, que fica na avenida Brasil, 440, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h, trazendo um documento com foto e um comprovante de residência recente. Temos uma capacidade de fazer até 850 títulos por dia e nos últimos dias estamos fazendo em média apenas 380 títulos diariamente.”
Há uma grande preocupação com os eleitores com mais de 70 anos, cujo voto não é obrigatório, mas a biometria sim. “O eleitor de 70 anos ou mais tem que fazer a biometria dentro do prazo, ou seja, até 19 de dezembro. Mesmo não tendo a obrigatoriedade do voto, eles podem querer votar por alguma razão e, se não tiverem feito a biometria, não poderão votar mesmo.
Principalmente numa eleição municipal isto pode acontecer, já que muitas destas pessoas acabam tendo um parente que é candidato e só poderão votar se a biometria tiver sido efetuada”, afirmou Karina.
Dos 66.530 que ainda não fizeram a biometria, aproximadamente 13 mil eleitores têm mais de 70 anos e correm o risco de terem o título cancelado.
Marília tem atualmente 19.169 títulos cancelados, cujos eleitores precisam procurar o Cartório Eleitoral para regularizarem a situação.