A zona oeste de Marília recebeu nesta quarta-feira, dia 12 de maio, a instalação de uma nova unidade de Ecoponto para coleta seletiva, desenvolvido pelo Projeto EcoEstação, que cumpre à Lei Municipal 7851/2015, instalando Locais de Entregas Voluntárias para coleta de materiais recicláveis nas principais ruas e avenidas do município.
A Avenida Maria Fernandes Cavalari foi selecionada como local para instalação da nova unidade, tendo em vista se tratar de região de grande fluxo e fácil acesso, abrangendo diversos bairros, como Jardim Cavalari, Jardim Universitário, Parque das Vivendas, Jardim Morumbi e Vereador Eduardo Andrade Reis, além de se destacar como importante centro educacional, através da Emefei Chico Xavier, que facilitará a promoção da educação ambiental sobre o tema entre os alunos.
O Ecoponto permite a entrega voluntária de materiais recicláveis, como papéis, plásticos, vidros e metais, em cumprimento às legislações vigentes e inclusão social de catadores de materiais recicláveis.
O Gestor Ambiental e Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, responsável pela coordenação pública da ação, relata a importância da expansão do projeto.
“A instalação de Locais de Entregas Voluntárias (LEVs) está prevista no Plano de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, em que catadores podem solicitar espaços públicos para a fixação deste tipo de Ecoponto. Os interessados deverão requerer por escrito, junto ao poder público, a participação nesta modalidade de coleta e serão responsáveis pela fabricação, instalação e manutenção dos Ecopontos, cabendo ao poder público a indicação e a permissão do uso da área a ser utilizada para instalação, além da fiscalização das atividades, evitando acúmulos de materiais. A retirada dos resíduos deverá ser realizada, no mínimo, três vezes por semana, e a limpeza é de responsabilidade dos cooperados”, afirmou Cassiano.
Este novo Ecoponto pertence ao Projeto EcoEstação, coordenado pelo ativista ambiental Ademar Aparecido de Jesus, o Dema, e amplia o número de unidades instaladas no município.
“Instalamos o primeiro Ecoponto na rua 9 de Julho, ao lado do Camelódromo, e uma segunda unidade foi instalada na Avenida Tiradentes, 1.073, na base da Defesa Civil. A terceira unidade foi instalada na Avenida Brigadeiro Eduardo Gomes, esquina com a Rua Tupinambás. Este é nosso quarto Ecoponto e percebemos que a participação popular é intensa, o que nos mantém motivados a dar sequência nestes trabalhos. Estamos concluindo a construção de outras unidades, que em breve serão instaladas, seguindo o cronograma estabelecido pela Prefeitura, que nos indicará a área adequada para instalação. Esperamos que a população participe destas atividades, que muito têm colaborado com o nosso meio ambiente, através da reciclagem e, principalmente, tem ajudado a sustentar famílias através deste trabalho digno e honroso, que promove à inclusão social”, relata o ativista ambiental.
Reciclagem é o processo em que há a transformação do resíduo sólido que não seria aproveitado, com mudanças em seus estados físico, físico-químico ou biológico, de modo a atribuir características ao material para que ele se torne novamente matéria-prima para fabricação de novos produtos, evitando a extração de insumos diretamente do meio ambiente, reduzindo à exploração além da capacidade de suporte que nosso planeta possa oferecer.
Os Ecopontos recebem materiais recicláveis todos os dias da semana, em quaisquer horários, estando instalados em ruas e avenidas de grande fluxo e fácil acesso, permitindo a participação de toda população.
Mais informações poderão ser obtidas através dos telefones 3454-3400 e 3408-6700.