
Parte da diretoria da Associação Comercial e de Inovação de Marília e do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura participou do 6º Encontro Liberdade Para Empreender, do Conselho Nacional da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB), que reuniu na última quinta-feira, dia 25, mais de 1,5 mil mulheres para uma jornada de networking, inovação e fortalecimento do empreendedorismo feminino, na sede do Clube Atlético Monte Líbano, em São Paulo.
“Foi um evento grandioso com muito conteúdo e excelente oportunidade de “networking” empreendedor”, disse o presidente da associação comercial mariliense, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, que esteve presente no encontro que foi liderado pela presidente do Cmec, Ana Claudia Badra Cotait.

Ana Claudia Badra Cotait, é a atual presidente do Cmec Nacional e Paulista, reunindo mulheres empreendedoras em São Paulo
Ela reafirmou a capilaridade e o propósito da organização como um importante catalisador para a força empresarial feminina do país. “O evento teve como objetivo conectar lideranças e apresentar caminhos para que mulheres transformem desafios em oportunidades”, disse a dirigente paulista.
Atualmente o Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) está presente em mais de 950 conselhos espalhados pelo Brasil, dentro das associações comerciais, e atuando de forma voluntária.
Segundo Ana Claudia Brada Cotait, à medida que a presença feminina em posições de alto escalão cresce, também aumenta o reconhecimento da importância da liderança feminina como essencial para a inovação nos negócios.
“Sustentamos a geração de empregos e é essa energia do impacto social que impulsiona o Cmec a ampliar as possibilidades de uma família, de uma comunidade e de todo um país por meio de mulheres”, falou. “Acredito de forma inabalável na liberdade de inovar. Queremos construir oportunidades onde só enxergam desafios”, disse em tom eufórico.
De acordo com a vice-presidente da associação comercial de Marília, Valéria Cristina Tamião de Oliveira, o evento em São Paulo tem uma representação muito positiva em direção à igualdade de gênero, inovação, diversidade e sustentabilidade nas organizações, trazendo novas perspectivas e abordagens para a tomada de decisão estratégica.
“A mulher empreendedora hoje é considerada como a chave para destravar o potencial empresarial em geral”, defende a dirigente mariliense ao lembrar que o País vive um momento difícil, “mas a solução pode estar na mulher empreendedora e no poder que ela tem de conduzir o Brasil a um lugar livre e digno”, ressaltou ao ter uma participação ativa dentro do conselho criado em Marília.
Para a atual coordenadora do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura, da Associação Comercial e de Inovação de Marília, Dynah Carvalho, as mulheres representam a base da nova economia e, mesmo responsáveis por muita inovação, ainda enfrentam acesso limitado ao financiamento, sofrem com a sobrecarga de responsabilidades domésticas e estereótipos de gênero enraizados na sociedade – obstáculos que, segundo ela, podem ser melhor enfrentados de forma coletiva.
“As mulheres empreendedoras movimentam a economia, geram empregos e inspiram outras a acreditarem no próprio potencial”, falou a dirigente de Marília que reuniu um bom número de “conselheiras” que participaram do encontro em São Paulo.
“O Cmec representa a maior rede de mulheres independentes deste país e a força que, especialmente, as MEIs representam, nos mostra que o mundo mudou”, defendeu. “E o mundo é do empreendedorismo. Por isso, é preciso ter liberdade para fazê-lo”, reforçou a atual coordenadora do grupo de Marília.
